HomeNotíciasGeralTomTom e Baidu desenvolvem Mapas HD para condução autónoma

TomTom e Baidu desenvolvem Mapas HD para condução autónoma

(Principal)

 

Mapas HD da TomTom já cobrem a Europa Ocidental, num total de 175.000 quilómetros de estradas mapeadas em 19 países do continente europeu.

 

 

TomTom (TOM2) e Baidu (BIDU) anunciaram que uniram esforços para desenvolver mapas de alta definição (HD) para condução autónoma. Esta colaboração para o desenvolvimento de um serviço global de Mapas HD pretende combinar a especialização e expertise da TomTom e da Baidu na elaboração de mapas em alta definição e inteligência artificial (IA). A marca chinesa Baidu irá potenciar a Plataforma de Mapas em Tempo Real da TomTom, com o objetivo de melhorar as tecnologias associadas aos mapas em HD utilizados na China.

 

O Mapa HD e o RoadDNA, da TomTom, são dois mapas digitais revolucionários e com uma tecnologia precisa, que ajudam os veículos autónomos a localizarem-se de forma mais exata na estrada e a planear as suas manobras, mesmo quando viajam a altas velocidades. O Mapa HD da TomTom já cobre os EUA (*) e a Europa Ocidental (**), com mais de 360.000 quilómetros de estradas mapeadas. A marca estabeleceu já um padrão mundial com a sua tecnologia de mapeamento, que ajuda a tornar a condução autónoma mais segura.

 

Harold Goddijn, CEO da TomTom, afirma: “Com a entrada da Baidu na plataforma de mapeamento da TomTom para mapas de alta definição, estamos a criar um serviço de mapas em HD globalmente unificado para fabricantes de equipamentos originais e empresas de tecnologia que estão a trabalhar no futuro da condução. Acreditamos que podemos acelerar este futuro com parceiros inteligentes como a Baidu”.

 

A condução autónoma é uma mudança de paradigma na indústria automóvel. Criar e testar os sistemas para tornar este tipo de condução numa realidade, é muito mais fácil quando esses sistemas são idênticos a nível mundial”, comenta Qi Lu, COO da Baidu. “A colaboração com a TomTom cria um componente global uniforme, na forma de um único serviço de mapas HD, e ajuda a desenvolver ainda mais o nosso programa de acesso aberto para veículos autónomos Apollo”, acrescenta.

 

A Baidu é uma empresa líder em inteligência artificial e um dos principais fornecedores de serviços de mapas na China. Aproveitando os seus recursos e conhecimentos em IA, a empresa tem desenvolvido mapas HD desde 2013, utilizando tecnologias inteligentes para ajudar no processamento autónomo de dados e na criação de mapas. No passado mês de abril, a Baidu anunciou a sua plataforma de condução autónoma de acesso livre Apollo. O projeto procura desenvolver um ecossistema colaborativo para empresas trabalharem em conjunto e promover o desenvolvimento e a acessibilidade da tecnologia de condução autónoma.

 

 

(*) EUA (Continental): 48 estados + Washington DC. Não inclui Havai e Alasca.

(**) 19 países na Europa: França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, Irlanda, Suíça, Portugal, Áustria, República Checa, Polónia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e São Marino.

 

Esta divulgação não terá impacto financeiro material no atual ano fiscal. O desenvolvimento desta parceria está de acordo com a estratégia da TomTom e é benéfica para o seu desenvolvimento a longo prazo.

 

  

Sobre a TomTom:                                                                                    

A TomTom dá força ao movimento. Todos os dias milhões de pessoas em todo o mundo usam a TomTom para tomar decisões mais inteligentes. Desenhamos e desenvolvemos produtos inovadores que ajudem as pessoas a alcançar os seus objetivos. Os nossos componentes map-based incluem conteúdos para mapas, serviços online baseados em mapas, trânsito em tempo real e software de navegação. Os nossos equipamentos de consumo incluem GPSs, aplicações de navegação e relógios multidesporto. Os nossos principais produtos de business são sistemas de navegação integrados nos automóveis e sistemas de gestão de frotas, que estão à disposição de proprietários de frotas como um serviço online com sistema integrado com telemóveis.

Temos quatro unidades de negócio orientadas para o cliente: Automotive, Licensing, Telematics e Consumer.

Fundada em 1991 e com sede em Amesterdão, contamos com 4,700 funcionários em todo o mundo.

Para mais informações, visite o site www.tomtom.com.

 

Sobre a TomTom Automotive:

TomTom Automotive é o parceiro de confiança para a tecnologia de navegação inovadora pensada para o futuro da indústria automotive global. Como líder global em software de navegação conectado, informações de tráfego e mapas digitais atualizados em tempo real, oferecemos os componentes modulares Automotive OMS para criar sistemas de informação e entretenimento competitivos bem como tecnologia que permite que os carros do futuro vejam para além dos seus sensores.

 

pdf icon 06-07-2017_TomTom-e-Baidu-desenvolvem-Mapas-HD-para-condução-autónoma.pdf