HomeNotíciasGeralDia Mundial da Prevenção do Suicídio

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Por: Antigone Davis, Head of Global Safety

Blogpost completo em: https://newsroom.fb.com/news/2017/09/world-suicide-prevention-day/

 


Estamos a reconhecer o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio ao informar as pessoas sobre as ferramentas e os recursos que desenvolvemos para quem possa estar em risco.

 

Ao longo de setembro, vamos alertar as pessoas com informações sobre grupos de apoio e ferramentas de prevenção de suicídio, através de anúncios no News Feed. Estamos também a lançar uma nova secção do nosso Centro de Segurança, com recursos adicionais sobre prevenção de suicídios e bem-estar online. [LINK: facebook.com/safety/wellbeing]. As pessoas podem aceder a ferramentas para resolver conflitos online, ajudar um amigo que está a expressar pensamentos suicidas ou obter recursos se estiverem a passar por um momento difícil. Oferecemos ferramentas como estas, desenvolvidas em colaboração com organizações de saúde mental, há mais de dez anos. Faz parte do nosso esforço contínuo para ajudar a construir uma comunidade segura dentro e fora do Facebook.

 

Por causa das relações que as pessoas têm no Facebook, estamos numa posição única para ajudar a conectar os que estão em perigo com amigos que lhes podem mostrar apoio. Os especialistas em saúde mental dizem que essas conexões podem ser úteis para prevenir o suicídio, e vemos isso acontecer de diversas formas.

 

Os amigos estão na melhor posição para saber quando alguém está a passar por situações difíceis – e a rapidez é crítica – para que possam chegar diretamente através de ferramentas como comentários numa publicação. Conforme partilhámos recentemente, há situações em que a combinação de tecnologia – reconhecendo padrões nos comentários das pessoas em publicações – e a compaixão de pessoas na nossa comunidade podem ajudar a prevenir danos.

 

As pessoas podem também utilizar o Facebook quando se deparam com algo que as preocupa relativamente ao bem-estar de um amigo. Contamos com equipas que trabalham em todo o mundo 24 horas por dia, sete dias por semana, que analisam os relatórios que chegam e priorizam os mais sérios, tais como os de suicídio.

 

Para os que chegam até nós, facultamos uma sugestão de texto que ajude a facilitar uma conversa com os amigos que precisam. Facultamos ao amigo que expressou pensamentos suicidas informações sobre as linhas de apoio locais, em conjunto com outros recursos.

 

Desenvolvemos outras medidas, como o trabalho com parceiros de prevenção de suicídios para recolher frases, hashtags e nomes de grupos associados a desafios online que encorajam a que façam mal a si próprios ou o suicídio. Oferecemos recursos para pessoas que pesquisam esses termos no Facebook. Também removemos conteúdos que violam os nossos Padrões Comunitários, que não permitem a promoção de auto lesão ou suicídio.

 

Com a ajuda dos nossos parceiros, amigos e familiares das pessoas no Facebook, esperamos continuar a apoiar quem mais precisa.