HomeNotíciasGeralEpson investe 500 milhões de euros na tecnologia de jato de tinta

Epson investe 500 milhões de euros na tecnologia de jato de tinta

(Principal)

Comunicado de Imprensa

12 de setembro de 2017

 

Epson investe mais de 500 milhões de euros para impulsionar a tecnologia de jato de tinta

 

A multinacional de tecnologia aumentou a sua quota respeitante ao jato de tinta profissional na Europa, alcançando 40% do mercado durante o primeiro trimestre deste ano.

 

O mercado de impressão profissional na região EMEA está já valorizado em 38 mil milhões de euros, de acordo com o IDC.

 

A Epson, conhecida pela sua vasta experiência em tecnologias de impressão digital, comunicação visual, wearables e robótica, está a realizar uma forte aposta na tecnologia de jato de tinta, contando já com 40% do mercado europeu de jato de tinta profissional, segundo dados relativos ao primeiro trimestre de 20171.

 

A multinacional tecnológica focou-se em impulsionar o jato de tinta como uma tecnologia altamente flexível e eficiente, que proporciona vantagens específicas para as empresas e mostra-se mais benéfica do que outras tecnologias presentes no mercado atualmente. Um segmento no qual a empresa prevê continuar a crescer durante os próximos anos.

 

A importante aposta da Epson no jato de tinta, suportada por um investimento de 400 milhões de euros em novas unidades de produção no Japão e noutros mercados, recebeu um impulso adicional com um investimento de mais 185 milhões de euros. Este investimento destinou-se a desenvolver a tecnologia de jato de tinta da Epson, PrecisionCore, ao longo dos próximos anos. O lançamento, no início deste ano, da gama Epson Workforce Enterprise, contribuiu também para reforçar o mercado da tecnologia de jato de tinta de alta velocidade – que se prevê que venha a produzir excelentes resultados, segundo dados da IDC2.

 

Ernest Quingles, Vice-Presidente de Business Sales da Epson Europe e CEO da Epson Portugal, Espanha e França, afirma: “O nosso compromisso com a I&D, o nosso forte investimento e a nossa estratégia comercial estão firmemente associados ao jato de tinta, uma vez que este continua a dar provas da sua resiliência e do seu valor acrescentado enquanto tecnologia ideal para as empresas. A reinvenção que esta tecnologia tem vivido nos últimos anos, permitiu consolidá-la e mantê-la relevante durante quase 70 anos. Acredito firmemente que o jato de tinta continuará a ganhar terreno no mercado profissional, pelas suas vantagens ambientais e em termos de redução de custos”.

 

Esta posição constitui a base da estratégia da Epson para continuar a aumentar a sua quota no setor da impressão profissional na região EMEA, um mercado que representa já 38 mil milhões de euros, segundo previsão da IDC3. “À medida que o setor se consolida, algumas marcas desaparecerão e formar-se-ão vencedores e perdedores no mercado”, adverte Phil Sargeant, da IDC.

 

A IDC prevê ainda que o mercado de impressão a jato de tinta global cresça a um ritmo de 5,6% na Europa Ocidental até 20214. Segundo a empresa, o impacto da tecnologia de jato de tinta no mercado empresarial continuará a conquistar espaço às impressoras a laser que se espera que, nas categorias monocromáticas e a cores, diminuam 5,1% e 4,3%, respetivamente. Neste contexto, a Epson registou um aumento de 15% da sua quota de mercado no jato de tinta profissional em apenas dois anos, passando de cerca de 25% no primeiro trimestre de 2015 para 40% no primeiro trimestre de 20175.

 

Os relatórios, testes e comparações no setor mostram hoje aquilo em que sempre acreditámos: a tecnologia de jato de tinta está a ultrapassar as suas concorrentes em termos de desempenho e eficiência. Com a impressão a continuar a ocupar um importante lugar nas nossas vidas – em casa e no escritório – as empresas que optarem por investir na tecnologia de jato de tinta podem reduzir até 99% a produção de resíduos, baixar em 96% o consumo energético e dedicar 98% menos de tempo à manutenção e intervenções nos equipamento6”, afirma Ernest Quingles. “As inovações no jato de tinta conseguem dar resposta direta às necessidades atuais das empresas e, como resultado disso, estamos a assistir a uma mudança da tecnologia laser para o jato de tinta no mercado da impressão profissional na Europa. As empresas estão a tornar-se conscientes das vantagens financeiras, ambientais e sociais que esta tecnologia oferece, o que se reflete nas vendas do mercado europeu de impressão a jato de tinta”, acrescenta.

 

Para além da impressão no ambiente empresarial, a tecnologia de jato de tinta tem revelado a sua adaptabilidade às diferentes necessidades do mercado e está a protagonizar mudanças radicais em vários segmentos profissionais, como a produção de moda e tecidos decorativos, a impressão de packaging inovador e de sinalética de grande formato, permitindo processos de produção de pequena tiragem, ao mesmo tempo que reduz os custos e o desperdício.

 

Campanha A Escolha é Sua

Com o objetivo de reforçar a necessidade de gerar a mudança para o jato de tinta, e dar a conhecer as vantagens desta tecnologia para as empresas e para a sociedade, a Epson desenvolveu a campanha “A Escolha é Sua”, dirigida aos responsáveis máximos pela compra e implementação de tecnologia nas empresas. No âmbito desta campanha, a empresa desenvolveu um questionário online, que ajuda as empresas a conhecer e tomar consciência dos principais benefícios associados à aposta no jato de tinta.

 

Questionário online disponível em: bit.ly/aescolhaesua  

 

 

Notas:

1 IDC, Vendas de impressoras na Europa Ocidental, 2017

2 IDC, Quotas de mercado de jato de tinta profissional na Europa Ocidental, 2016

3 Estimativa do total do mercado de impressão profissional na EMEA. Fonte: IDC

4 IDC, Quotas de mercado de jato de tinta profissional na Europa Ocidental, 2016

5 IDC, Vendas de impressoras na Europa Ocidental, 2017

6 Estudo realizado pela BLI, 2017

 

 

Sobre a Epson

A Epson é uma empresa tecnológica líder a nível mundial, focada em conectar pessoas, produtos e informação através das suas tecnologias originais, eficientes, compactas e de alta precisão. Com uma gama de produtos desde impressoras a jato de tinta e sistemas de impressão digital, até projetores 3LCD, smart glasses, sensores e robots industriais, a empresa procura impulsionar a inovação e superar as expectativas dos seus clientes em questões de injeção de tinta, comunicação visual, dispositivos wearable e robótica.

Liderado pela empresa japonesa Seiko Epson Corporation, o Grupo Epson conta com mais de 72.000 funcionários em 88 empresas em todo o mundo, e orgulha-se da sua atual contribuição para com a comunidade em que opera e dos seus esforços contínuos para reduzir o impacto no meio ambiente.

Mais informações em www.epson.pt.

 

Sobre a Epson Europe

A Epson Europe B.V., sedeada em Amesterdão, é a sede regional do Grupo para a Europa, Médio Oriente, Rússia e África. Com uma força de trabalho de 1,750 funcionários, as vendas da Epson Europe para o ano fiscal de 2016 foram de 1,668 milhões de euros.

Mais informações em http://www.epson.eu.

pdf icon 12-09-2017_Epson-investe-na-tecnologia-de-jato-de-tinta.pdf