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Aberta a quarta ronda de candidaturas ao Fundo de Inovação Digital News Initiative

(Principal)
Desde 2016, que o Digital News Initiative Innovation Fund – compromisso de €150M para apoiar a inovação na indústria europeia de Media – disponibilizou 73.5 Milhões de euros a 359 projectos ambiciosos de jornalismo digital de 29 países. Hoje, abrimos a quarta ronda de candidaturas ao fundo que poderão ser submetidas até ao próximo dia 12 de Outubro.  A quarta ronda do Fundo de Inovação do DNI será ligeiramente diferente das rondas anteriores para as candidaturas dos Projectos Médios e Grandes Projectos, pois têm que, obrigatoriamente, abordar a componente de monetização.
 
Post de Ludovic Blecher em nome da equipa do Fundo de Inovação Digital News Initiative
 
Fundo de Inovação Digital News Initiative: Aberta a quarta ronda de candidaturas – foco na Monetização
 
Desde 2016, o Digital News Initiative Innovation Fund – o nosso compromisso de €150M para apoiar a inovação na indústria europeia de Media – disponibilizou 73.5 Milhões de euros a 359 projectos ambiciosos de jornalismo digital de 29 países. Desde o início, foi desenhado para premiar aqueles que na indústria dos Media procuram espaço – e financiamento – para inovar e experimentar. Como estamos ainda a meio do nosso objectivo final e de forma a que os candidatos tenham tempo para se prepararem, esta quarta ronda de candidaturas vai estar aberta durante 4 semanas terminado no próximo dia 12 de Outubro.
 
Foco na monetização para os médios e grandes projectos
 
A quarta ronda do Fundo de Inovação do DNI será ligeiramente diferente das anteriores para os candidatos com médios e grandes candidatos. Ouvimos claramente do ecossistema que a monetização é um dos maiores desafios que os publishers da indústria enfrentam actualmente. Para esta quarta ronda de financiamento, queremos incentivar ideias criativas que abordem o desafio da monetização e, como tal, a monetização será o tema obrigatório para todos os projectos médios e grandes.
 
Isto significa uma mudança importante na forma como os médios e grandes projectos serão avaliados. Todas as ideias são bem-vindas mas exigimos que todos os projectos (Médios e Grandes) possuam uma componente de monetização e apresentem explicitamente planos de monetização com indicadores claros que mostrem o potencial do projecto para criar valor económico agregado ao negócio.
 
É importante referir que enquanto as candidaturas para os Projectos Médios e Grandes Projectos vão exigir uma componente de monetização detalhada, os Protótipos não serão alvo deste requisito pressupondo apenas a componente de Inovação (tal como nas rondas anteriores). 
 
A Digital News Initiative que começou por ser uma parceria entre a Google e um número reduzido de publishers europeus tornou-se num ecossistema de mais 200 organizações que trabalham agora em conjunto para apoiar o jornalismo de excelência através da tecnologia e da inovação, incluindo o projecto em open source Accelerated Mobile Pages e o YouTube Player for Publishers dedicado que estão a ser utilizados por vários websites de notícias na Europa. A iniciativa DNI está aberta a todos os envolvidos na indústria de media digitais, grandes ou pequenos, já estabelecidos ou recém chegados.
 
Eis como funciona o fundo:
 
Projectos
 
Procuramos projectos que demonstrem novas abordagens na prática do jornalismo digital, que apoiem o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou que, possam mesmo, mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais. Os projectos poderão ser experimentais mas terão de ter objectivos muito bem definidos e uma componente digital significativa. Não existe qualquer obrigatoriedade de utilizar qualquer produto da Google. Os projectos de sucesso irão revelar a inovação e terão um impacto positivo no jornalismo digital e na sustentabilidade futura da indústria de produção de notícias.
 
Eligibilidade
 
O fundo está aberto a publishers estabelecidos no mercado, a actores puramente digitais, start-ups de notícias, parcerias colaborativas e a indivíduos baseados na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).  
 
Financiamento:
 
Existem três categorias de financiamento:
 
  • Protótipos: aberto a organizações – e a indivíduos – que cumpram os critérios de elegibilidade e requeiram financiamento até 50.000€. Estes projectos deverão estar numa fase muito inicial e que seja necessário desenvolver o conceito e testar os pressupostos. Projectos deste tipo serão avaliados rapidamente e iremos financiar 100% do custo total. 
  • Projectos médios: aberto a organizações que cumpram os critérios de elegibilidade e requeiram financiamento até 300.000€. Aceitaremos pedidos de financiamento até 70% do custo total do projecto. Importante referir que todas as candidaturas destes projectos devem incluir uma componente de monetização claramente definida.
  • Grandes projectos aberto a organizações que cumpram os critérios de elegibilidade e requeiram financiamento superior a 300.000€. Aceitaremos pedidos de financiamento até 70% do custo total do projecto. O financiamento máximo é de 1 Milhão de euros. Importante referir que todas as candidaturas destes projectos devem incluir uma componente de monetização claramente definida
 São aceites excepções ao limite de 1 Milhão de euros no caso dos projectos grandes que sejam colaborativos (internacionais, sectoriais e envolvendo múltiplas organizações) ou que tenham um benefício significativamente grande e alargado para todo o ecossistema de notícias.
 
Como participar
 
Visite o website da Digital News Initiative para conhecer todos os detalhes, incluindo, critérios de elegibilidade, questões mais frequentes, termos e condições, e formulários de candidatura. As candidaturas têm de ser feitas em inglês e o prazo termina no dia 12 de Outubro de 2017. No próximo dia 26 de Setembro ás 14h (local) vamos realizar, em directo, um hangout em https://www.digitalnewsinitiative.com/dni-fund/live-hangout com a equipa do Fundo DNI onde vamos partilhar todo o conhecimento adquirido desde a primeira ronda bem como vamos explicar o que mudou nesta quarta ronda. Sinta-se livre de expor as suas questões neste hangout.
 
Governança
 
Tivemos várias consultas para garantir que o processo de candidaturas e de selecção é inclusivo e transparente. A confidencialidade é crítica. Os candidatos não deverão partilhar informações confidenciais ou sensíveis para o negócio. Todos os detalhes estão disponíveis no site do DNI. O processo de selecção inicial estará a cargo de uma equipa de projecto constituída por várias pessoas com experiência na indústria e por responsáveis da Google que irão proceder a uma primeira análise em termos da elegibilidade, inovação e o impacto das candidaturas. Esta equipa de projecto fará recomendações sobre o financiamento dos projectos médios e protótipos ao Conselho do Fundo que terá uma visão global do processo de selecção do Fundo. O Conselho de Fundo realiza votação no caso dos projectos Grandes.
 
Membros do Conselho do Fundo:
 
  • Joao Palmeiro, President of the Portuguese publishers association and Chair of the DNI Innovation Fund Council

  • Alexander Asseily, Founder & CEO of State, Founder of Jawbone

  • Miriam Meckel, Editor-in-Chief of WirtschaftsWoche

  • Arianna Ciccone, Co-Founder and Director of the Perugia International Journalism Festival

  • Bartosz Hojka, CEO of Agora S.A.

  • Veit Dengler, Former CEO, Neue Zürcher Zeitung

  • Rosalia Lloret, Head of Institutional Relations, Online Publishers’ Association Europe

  • Bruno Patino, Dean of Sciences-Po Journalism School

  • Murdoch MacLennan, CEO of the Telegraph Media Group

  • Bart Brouwers, Professor in Journalism at Groningen University

  • Madhav Chinnappa, Director of Strategic Relations, News and Publishers, Google

  • Torsten Schuppe, Director of Marketing EMEA, Google

  • Anthony Nakache, Director, Online Partnerships Group EMEA, Google

Os resultados desta nova ronda de financiamento serão divulgados antes das férias de Inverno. Aguardamos candidaturas

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