HomeNotíciasGeralEfeméride: Centro Operacional do Carregado faz 40 anos

Efeméride: Centro Operacional do Carregado faz 40 anos

Brisa Autoestradas de Portugal Logo PNG

O primeiro Centro Operacional da rede Brisa iniciou a sua actividade em 1977, com a abertura do troço Vila Franca – Carregado, da A1 – Autoestrada do Norte

 

A Brisa celebra hoje o 40º aniversário do Centro Operacional do Carregado, que tem atualmente em operação um total de 109 quilómetros, entre a A1-Autoestrada do Norte e a A10-Autoestrada do Ribatejo.

 

O inicio da atividade do Centro Operacional do Carregado – na altura, Centro de Assistência e Manutenção – deu-se em agosto de 1977, com a abertura ao trânsito do sublanço entre Vila Franca de Xira e o Carregado da A1-Autoestrada do Norte, que se juntou ao troço desta via já construído pela antiga JAE-Junta Autónoma das Estradas, que se estendia desde Sacavém.

 

Em meados de 2008 foi adicionada à sua operação a Autoestrada A10, que liga a A9-CREL e a A13, e estabelece a ligação entre as duas margens do Rio Tejo, que estava, desde a sua abertura, em 2007, dividida entre o Centro Operacional de Salvaterra e o Centro Operacional de Loures.

 

Ao longo de todos estes anos, enquanto a rede Brisa foi crescendo, com a continuação da construção da A1 como principal via de ligação rodoviária entre Lisboa e o Porto, a área de jurisdição deste Centro Operacional sido progressivamente aumentada. Primeiro, entre Carregado e Aveiras, em 1980, estendendo-se depois até Santarém, em 1990, tendo chegado a estender-se até Torres Novas, após a construção do sublanço Santarém/Torres Novas e antes da conclusão da ligação completa, em setembro de 1991.

 

Para assegurar as suas missões, o Centro Operacional do Carregado conta hoje com cerca de 130 operacionais no terreno, destacando-se entre estes, dois grupos principais de funções: Assistência rodoviária, com 27 pessoas, e Portagens, com 91 pessoas.

 

pdf icon 153-INST-dmi-17.pdf