HomeNotíciasGeralPR – Big Data da GMV para a personalização de tratamentos clínicos

PR – Big Data da GMV para a personalização de tratamentos clínicos

(Principal)

Big Data da GMV para a personalização de tratamentos clínicos

 

No âmbito no projeto PAPHOS, a GMV utiliza o seu conhecimento de analítica avançada 
para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com doenças crónicas.

 

 

Também no âmbito deste projeto promovido pela EIT Health, a GMV irá suportar a criação de uma plataforma segura através da implementação de tecnologias analíticas de ponta para permitir aos stakeholders de saúde passarem da fase dos relatórios (o que aconteceu?) para a fase de prognóstico (o que pode acontecer?) e finalmente para a fase de prescrição (porque vai acontecer?)

 

Resultante do projeto PAPHOS, os dados obtidos a partir da troca de informações entre diferentes hospitais e sistemas de saúde, aplicando técnicas de data-mining, serão recolhidos e simplificados, dando aos especialistas a possibilidade de tomar decisões com base em factos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a taxa de doentes crónicos em 2020 será de cerca de 80%, pelo que este projeto vem não só melhorar a qualidade de vida dos doentes crónicos mas também ajudar a otimizar recursos.

 


Transformação digital

 

As principais tendências tecnológicas para análise de dados como automatização, cibersegurança, comunidades inteligentes, comunicações omnicanal e cloud computing vieram para ficar. Na realidade, estas tecnologias estão já a mudar a relação entre pacientes e os sistemas de saúde. Como pilares da Transformação Digital para o setor da Saúde, contribuem para aumentar a eficiência médica e melhorar a colaboração entre os utilizadores de saúde e os seus prestadores. Da mesma forma, tornam possível que o paciente adote uma atitude ativa, tomando decisões sobre a sua própria saúde com base nas informações disponíveis e desta forma aceitar ser responsável por ela.

 

O PAPHOS, condutor da transformação digital no tratamento das informações de saúde, trabalha com dados (estruturados e não estruturados) que, uma vez processados, geram evidências para a tomada de decisões clínicas. Tendo em conta tratar-se de informação sensível, a GMV desenvolve o seu trabalho obedecendo a todas as normas de segurança e privacidade.

 

Este ambicioso projeto foi promovido pela EIT Health, uma das maiores iniciativas em tecnologias de saúde a nível mundial, da qual a GMV é membro. Juntamente com o grupo tecnológico GMV, o PAPHOS contou com a participação de outras empresas, centros de investigação e universidades como ATOS, Aventyn, Bull, Ceateach, Universidade Politécnica de Madrid, Universidade de Grenoble-Alpes, Universidade Pierre e Marie Curie (UPM) de Paris e o Real Instituto de Tecnologia de (KTH) de Estocolmo.

 

 

Sobre a GMV

A GMV é um grupo tecnológico internacional fundado em 1984 que opera a nível mundial nos seguintes setores: Aeroespacial, Defesa e Segurança, Transportes, Telecomunicações e TI para a Administração Pública e grandes empresas. Em 2016, a GMV apresentou receitas superiores a 143 milhões de euros contando com uma equipa de cerca de 1.500 profissionais. Atualmente, a GMV tem filiais em Espanha, Alemanha, Colômbia, França, EUA, Malásia, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia sendo que 65% da sua faturação resulta de projetos internacionais e 10% desse valor é aplicado em I&D. A GMV atingiu o nível 5 de CMMI (Capability Maturity Model Integration), o modelo de melhoria de processos mais prestigiado a nível mundial, e é detentora de numerosas patentes internacionais. A GMV é atualmente a principal fornecedora mundial de Sistemas Terrestre para operadores de satélites comerciais de telecomunicações, bem como líder Europeia no processamento do Segmento Terrestre de Sistemas de Navegação (EGNOS e Galileo). Adicionalmente, é a principal fornecedora de sistemas de comando e controlo C3I do Exército Espanhol e o principal fornecedor Ibérico de sistemas telemáticos para o transporte público. No sector das TIC, a GMV é considerada uma referência enquanto fornecedor de serviços e soluções avançadas de cibersegurança em redes IP, aplicações de mobilidade e aplicações para o setor público e desenvolvimento do e-Governement.

 

doc icon Big-Data-da-GMV-para-a-personalização-de-tratamentos-clínicos.docx