HomeNotíciasGeralNOS selecionada para ser o parceiro da European Aviation Network em Portugal

NOS selecionada para ser o parceiro da European Aviation Network em Portugal

 

CONETIVIDADE WIRELESS INOVADORA EM VOOS COMERCIAIS NA EUROPA

 

NOS SELECIONADA PARA SER O PARCEIRO DA EUROPEAN AVIATION NETWORK EM PORTUGAL

 

A NOS irá fornecer infraestrutura para a rede terrestre da European Aviation Network (EAN) em Portugal. Este consórcio permitirá levar a conectividade Wireless aos passageiros dos voos de um conjunto de companhias aéreas europeias. A operadora oferece ao projeto – o primeiro satélite integrado Banda-S complementado com rede terrestre LTE em toda a Europa – a sua infraestrutura terrestre para utilização da EAN.

 

Seja por motivos particulares ou profissionais o número de passageiros a escolher o transporte aéreo para as suas deslocações está continuamente a aumentar, de tal forma que até 2035 espera-se que 1,5 mil milhões de viajantes aéreos voem pelos céus da Europa. No entanto, a disponibilidade de acesso confiável à Internet de alta velocidade no ar ainda não é suficiente para atender a demanda existente e futura. O European Aviation Network foi criado com o objetivo de disponibilizar, às companhias aéreas e seus clientes, uma solução de conectividade única, tecnologicamente avançada e economicamente sustentável.

 

A infraestrutura da NOS em Portugal e a sua ampla experiência em redes sem fios facilitarão o acesso à Internet de alta velocidade da EAN para os passageiros das companhias aéreas que atravessam o espaço aéreo português. O EAN será lançado em Portugal e em toda a Europa no final de 2017 e oferece ao setor de aviação europeu um poderoso serviço de conectividade para seus clientes. O serviço é o resultado de uma bem-sucedida parceria de várias empresas europeias, liderada pela Inmarsat e pela Deutsche Telekom.

 

Em Portugal, a NOS será responsável pela instalação de equipamentos em terra, disponibilizando para o efeito quer as suas torres, que vão suportar a entrega de rede 4G LTE aos aviões, quer a sua rede terrestre de alta capacidade, a qual transportará o tráfego gerado no espaço aéreo nacional até à rede europeia de alta capacidade da EAN.

 

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, orgulha-se “da escolha da EAN que distingue a NOS como operador móvel com a infraestrutura necessária para assegurar a fornecimento da próxima geração de conectividade para este projeto. Esta parceria coloca a NOS, mais uma vez, como um player de inovação num projeto único em todo o mundo”.

 

Esta solução, que permite fornecer conetividade distribuída com recurso a rede Wi-Fi, irá operar através de um satélite integrado em banda-S, gerido pela INMARSAT, em complemento com uma rede terrestre com base em tecnologia LTE, desenvolvida pela Deutsche Telekom em parceria com operadores locais, que contempla a criação de cerca de 300 estações LTE em toda a União Europeia, Noruega e Suíça.

 

Graças ao seu sistema integrado exclusivo, a EAN fornecerá banda larga de alta velocidade com flexibilidade melhorada, permitindo às companhias aéreas passar a disponibilizar este serviço avançado onde mais necessitam.

 

O European Aviation Network estará pronto a disponibilizar os seus serviços de conectividade Wireless estável e contínua no espaço europeu a partir do final deste ano.

 

 

Sobre a NOS

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,5 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,7 milhões de clientes de telefone fixo e 1,3 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informação em  http://www.nos.pt/institucional

 

Sobre a European Aviation Network

A Rede Europeia de Aviação (EAN) é a primeira rede integrada de satélites de banda-S e rede terrestre com base em tecnologia LTE em toda a Europa que trará ao setor de aviação uma solução de conectividade sem precedentes para passageiros. Tal permitirá o acesso à Internet de alta velocidade nos voos europeus: os passageiros podem usar seus dispositivos pessoais para navegação na Internet, visionamentos de vídeos, gaming e outros serviços online, com desempenho incomparável de alta capacidade e performance de baixa latência. O EAN consiste em duas componentes principais, o satélite da banda-S da Inmarsat, que abrange a Europa e as regiões oceânicas próximas, e o componente terrestre complementar da Deutsche Telekom, que garante a capacidade necessária em áreas com tráfego aéreo intenso.

Desde o anúncio inicial da EAN em setembro de 2015, a Deutsche Telekom e a Nokia fizeram progressos constantes e estão no bom caminho para entregar o componente terrestre do projeto, com uma previsão de implementação de aproximadamente 300 estações e conectando a rede por via aérea. Paralelamente, Inmarsat e Thales avançam com a implementação da comunicação por satélite para a EAN, com o lançamento do satélite da banda-S no final de junho de 2017. O EAN mantém a previsão de iniciar os serviços este ano, ajudando a posicionar a Europa na vanguarda global de inovação em conectividade para passageiros.

www.europeanaviationnetwork.com

 

doc icon 2017-11-07_NOS-escolhida-como-parceiro-da-EAN_PR.docx