HomeNotíciasGeralRelatório Ericsson 10 Hot Consumer Trends for 2018: a tecnologia está mais humanizada

Relatório Ericsson 10 Hot Consumer Trends for 2018: a tecnologia está mais humanizada

Relatório Ericsson 10 Hot Consumer Trends for 2018: a tecnologia está mais humanizada

·         Os consumidores esperam que as interações com a tecnologia sejam controladas pela inflexão, pelas expressões faciais e pela linguagem corporal

·         Os auscultadores tornar-se-ão num acessório 24/7, mesmo quando dormimos

·         51 por cento dos utilizadores de Realidade Aumentada/Realidade Virtual acreditam que a inteligência artificial (IA) será responsável por anúncios que não são distinguíveis de produtos reais

Numa abordagem de exploração do futuro com uma abordagem de early adopters, o Ericsson ConsumerLab apresenta a sétima edição do seu relatório anual The 10 Hot Consumer Trends for 2018 and beyond.

O relatório aponta para uma mudança de paradigma numa altura em que os consumidores esperam que a tecnologia digital opere cada vez mais sob princípios humanos. A linguagem corporal, a expressão facial e a inflexão serão responsáveis por tornar a voz e o toque como modos de controlo de interação dos consumidores com os dispositivos tecnológicos, facilitando a adoção numa época de elevado ritmo de mudanças tecnológicas.

São estas as 10 tendências para 2018 e para além deste ano:

  1. O corpo é a interface de utilização: mais de metade dos atuais utilizadores de assistentes de voz inteligentes acredita que vai recorrer a linguagem corporal, expressões, inflexões e toques para interagir com os dispositivos como se estes se tratassem de seres humanos. Cerca de 2 em cada 3 pessoas acreditam que esta realidade se irá impor em dois a três anos.
  2. Áudição Aumentada: 63 por cento dos consumidores gostariam que os auscultadores traduzissem o conteúdo em línguas estrangeiras em tempo real. 52 por cento querem bloquear o som do ressonar de um membro da família.
  3. Eternos “newbies”: 30 por cento dizem que a tecnologia dificulta a constante atualização de competências. Mas assumem que essa tecnologia também nos torna especialistas instantaneamente. 46 por cento referem que a Internet lhes permite aprender e esquecer novas competências mais depressa que nunca.
  4. Emissões sociais: o social media está a ser ultrapassado pelos players tradicionais. Mas metade dos consumidores indica que a IA seria útil para verificar a veracidade de factos publicados nas redes sociais.
  5. Anúncios inteligentes: os anúncios poderão tornar-se demasiado inteligentes para o seu próprio bem. Mais de metade dos utilizadores de Realidade Aumentada/Realidade Virtual pensa que os anúncios se irão tornar tão realistas que irão eventualmente tomar o lugar dos próprios produtos.
  6. Comunicação sem limites: 50 por cento dos inquiridos pensa que a incapacidade de diferenciar humanos de máquinas é algo que os assustaria. 40 por cento revelam-se assustados com o facto de poder ter um smartphone que reage ao seu estado de espírito.
  7. Sociedade de lazer: 32 por cento dos estudantes e dos trabalhadores consideram que não precisam de um emprego para beneficiarem de uma vida com sentido. 40 por cento referem que gostariam de ter um robô que trabalhasse e recebesse um salário por eles, garantindo mais tempo para lazer.
  8. A sua foto é uma divisão: imagine conseguir entrar para dentro de uma fotografia para relembrar uma memória. 3 em cada 4 pessoas acreditam que em apenas 5 anos irão utilizar a realidade virtual para “entrarem” nas fotos do seu smartphone.
  9. Cidades no céu: as ruas das cidades estão cada vez mais concorridas, mas os céus permanecem livres. 39 por cento consideram que as suas cidades precisam de uma rede viária para drones e veículos aéreos. Mas quase tantos preocupam-se com o facto de um drone poder cair em cima da sua cabeça.
  10. Futuro carregado: o mundo conectado requer uma maior autonomia nos dispositivos móveis. Mais de 80 por cento acreditam que em apenas 5 anos vamos poder contar com baterias de longa duração que vão acabar com as nossas preocupações de autonomia.

Mais informação em:

Download do report

Download da apresentação | Download de Infográfico | Visualizar podcast | Visualizar vídeo

 

 

 

 

pdf icon Press-Release_Ericsson-10-Hot-Consumer-Trends-2018_PT_final.pdf