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Game Over: jogadores em risco!

 
  • O jogo online é cada vez mais uma indústria lucrativa, com um número crescente de jogadores.
  • De acordo com uma investigação da Kaspersky Lab, 26% dos inquiridos portugueses joga regularmente online, um valor que aumenta para 39% entre os 25 e 34 anos e 32% entre os 35 e 44 anos.
  • O jogo online é lucrativo para os hackers, uma vez que as contas dos jogadores podem ser vendidas no mercado negro.
  • Apesar dos riscos, os jogadores deixam frequentemente as suas contas vulneráveis a ataques.

Acredita-se que a audiência de jogos online esteja neste momento entre os 2.2 e os 2.6 mil milhões e com perspetivas de aumentar. Esta indústria, dominada por plataformas como o Steam, PlayStation Network e Xbox Live, está a tornar-se um alvo clássico para os hackers que procuram atacar operações online e obter acesso a informações como palavras-passe e dados bancários, como se verificou nos mais recentes ataques às plataformas de Xbox e PlayStation.

 

Com mais de metade da população a jogar online regularmente, os hackers têm agora um conjunto de novos alvos. Além disso, os jogos conquistam cada vez mais fãs, com utilizadores a jogarem quando se sentem aborrecidos, sozinhos ou querem socializar com amigos. Por estas razões, quando bem-sucedidos, os ataques podem ter graves consequências para as vítimas, como por exemplo: exposição dos seus dados pessoais, perder o acesso aos seus jogos favoritos (quer temporária quer permanentemente), ao seu perfil de jogo e, até mesmo, ao dinheiro que eventualmente investiram.

 

Dos utilizadores que experienciaram uma tentativa ou um ataque bem-sucedido a uma das suas contas online, 14% identificou a sua conta de jogo como alvo principal do ataque. De acordo com o estudo, 38% destas vítimas não consegue restaurar rapidamente os detalhes das suas contas de jogo quando perdidas.

 

Os jogos estão cada vez mais presentes na vida de muitas pessoas, sendo o smartphone um dos dispositivos de preferência para jogar online. Apesar de estes dispositivos não serem totalmente seguros, 18% das pessoas utiliza o Wi-Fi público para aceder às suas contas de jogo e 49% dos portugueses admite não ter qualquer precaução de segurança adicional quando utiliza redes públicas, o que os expõe a grandes riscos de segurança. Este perigo aumenta quando apenas 6% dos inquiridos elege a sua conta de jogo como uma das três que necessita de uma palavra-passe mais forte.

 

Além disso, como muitos perfis online estão hoje conectados, as vítimas poderão facilmente acabar por perder o acesso a diferentes contas, como o email ou as redes sociais, importantes por múltiplas razões. Enquanto este pode ser um risco emocional para jogadores amadores, jogadores profissionais correm riscos ainda maiores, podendo perder o acesso ao seu rendimento.

 

Para proteger as contas de jogadores online, vários dos produtos da Kaspersky Lab incluem gestores de palavras-passe que ajudam os utilizadores a manter os seus detalhes seguros, como o Kaspersky Password Manager incluído no Kaspersky Total Security. Esta funcionalidade permite armazenar todas as palavras-passe do utilizador num cofre digital seguro, de acesso fácil a partir de qualquer computador, Mac ou smartphone. Um gerador automático de palavras-passe pode também criar palavras-passe mais fortes, fazendo com que o utilizador só se tenha de lembrar de uma palavra-passe mestre para aceder às suas contas online.

 

Para mais informações sobre as maiores ciberameaças que os consumidores enfrentam, consulte o relatório ‘Consumer Security Risks Survey 2017: Not logging on, but living on’ disponível aqui.

 

 


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