HomeTecnologiaCibersegurançaFalhas graves de segurança podem tornar smart cameras em ferramentas de vigilância

Falhas graves de segurança podem tornar smart cameras em ferramentas de vigilância

 

  • Investigadores da Kaspersky Lab descobriram múltiplas vulnerabilidades de segurança em vários modelos de câmaras utilizados em monitores de bebés ou em vigilância interna de habitações ou escritórios.
  • De acordo com a investigação, as falhas detetadas permitem aos hackers obter acesso remoto aos feeds de vídeo e áudio das câmaras, assim como desligá-las ou executar códigos maliciosos arbitrários, entre outros.
 
As smart cameras modernas contêm várias funções avançadas, podendo ser utilizadas em monitores de bebés ou em sistemas de segurança para deteção de intrusos quando não está ninguém na habitação ou no escritório. Mas serão estas câmaras seguras? E se uma smart camera o vigiasse a si em vez da sua habitação?
“O problema com a segurança de dispositivos IoT atuais é que, tanto os consumidores como os vendedores erradamente acreditam que, se o dispositivo for instalado dentro de uma rede e separado da internet através de um router, a maioria dos problemas de segurança estarão resolvidos – ou pelo menos, a gravidade dos problemas existentes será menor. Isto é verdade em vários casos: antes de explorar problemas de segurança em dispositivos inseridos numa rede alvo, um hacker teria de aceder ao router. No entanto, a nossa investigação demonstra que este pode não ser o caso, uma vez que as câmaras investigadas só contactavam com o mundo exterior através de um serviço de cloud, este totalmente vulnerável,” disse Vladimir Dashchenko, Diretor do grupo de investigação de vulnerabilidades na Kaspersky Lab ICS CERT.
(…)

Sobre Kaspersky Lab

 

A Kaspersky Lab é uma empresa de cibersegurança global que opera no mercado há mais de 20 anos. O profundo conhecimento das ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky Lab leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as principais infraestruturas, os governos e os consumidores em todo o mundo. O portefólio de segurança da empresa inclui a reputada solução de proteção de endpoint e com um vasto número de outras soluções e serviços que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, há mais de 400 milhões de utilizadores protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab e cerca de 270.000 clientes corporativos a escolher a Kaspersky para proteger o que lhes é mais importante. Mais informação em www.kaspersky.pt

 

 

doc icon 180314-Smart-Cameras.docx