HomeNotíciasGeralAltran e NOS em parceria no âmbito de Network Analytics

Altran e NOS em parceria no âmbito de Network Analytics

A Altran, líder global em consultoria de engenharia e R&D, estabeleceu uma parceria com a NOS com a finalidade de extrair valor dos dados da rede e equipamentos. Esta parceria está enquadrada no programa Operações 4.0 liderado pela NOS, onde um dos objetivos é ter a percepção da qualidade de experiência do utilizador e atuar sobre a mesma.

 

Com uma maior visibilidade do comportamento da rede, de entre outras formas alcançada via a correlação de dados em tempo real, foi possível a adopção de novas práticas de operação com o intuito de reduzir o tempo de identificação de anomalias, melhorar o processo de correção e assim garantir a satisfação dos clientes finais.

 

Os Use Cases cobriram serviços assentes na rede móvel e nos equipamentos terminais, tais como routers e set-top-boxes.

 

Através de tais Use Cases, comprovou-se que a solução é facilmente integrada no ecossistema existente, tendo um impacto transversal a todas as operações e traduzindo-se também numa mais valia para o customer care e a monetização dos dados.

 

A solução inovadora de Network Analytics foi co-desenvolvida pela Altran e NOS, que disponibilizaram os vários domínios de conhecimento tecnológico, de forma a tirar o máximo partido dos dados existentes numa rede de operador.

 

Judite Reis, diretora de operações da NOS SGPS, afirma: “Este projeto pioneiro, essencial para o programa de transformação nas operações da NOS, teve como base a criação de uma plataforma centralizada, permitindo correlações avançadas de dados de diferentes fontes e assim, o desenvolvimento de use cases relacionados com redes móveis, fixas e serviços inerentes de televisão, voz e dados”.

 

Alexandre Ruas, diretor de Telecom & Media da Altran, acrescenta: “Foi com entusiasmo que aceitámos o desafio de co-desenvolver parte do Operações 4.0, um programa com foco no digital, área que a Altran acredita ser crítica no futuro dos operadores de telecomunicações. Através da solução de Network Analytics da Altran, foi possível ajudar a NOS a retirar valor dos dados da sua rede e equipamentos”.

 

Este projeto inovador foi apresentado no stand da Altran em Barcelona durante o Mobile World Congress 2018.

 

 

 

Sobre a Altran:

Líder global em consultoria de engenharia e I&D, a Altran posiciona-se como uma empresa inovadora no desenvolvimento de produtos e serviços à medida das necessidades dos clientes. Neste sentido, a Altran acompanha os clientes em cada etapa do projeto, desde o planeamento estratégico à fase de produção. Há mais de 30 anos no mercado global, a Altran capitaliza a experiência e know-how em setores chave como aerospace, automotive, defence, energy, finance, life sciences, railway e telecoms. Com mais de 30 mil colaboradores e presente em mais de 20 países, em 2016, o grupo Altran gerou receitas de 2,120 mil milhões de euros. No mercado português desde 1998, a Altran Portugal conta com 1.800 colaboradores e com três escritórios, no Porto, Lisboa e Fundão.

 

Sobre a NOS:

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,4 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,7 milhões de clientes de telefone fixo e 1,2 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informações em: http://www.nos.pt/institucional

 

 

www.altran.pt

www.altran.com 

 

 

pdf icon 19.03.2018_Altran-e-NOS-em-parceria-no-âmbito-de-Network-Analytics.pdf