HomeTecnologiaCibersegurançaRecord histórico: mais de 50% do phishing em 2017 foi financeiro

Record histórico: mais de 50% do phishing em 2017 foi financeiro


·  Em 2017, as tecnologias anti-phishing da Kaspersky Lab detetaram mais de 246 milhões de tentativas de levar os utilizadores a visitar diferentes tipos de páginas de phishing

 

· Os dados demonstram que os utilizadores de Mac correm um risco cada vez maior. 31,38% dos ataques de phishing, em 2016, contra os utilizadores desta plataforma tinham como objetivo o roubo de dados financeiros; em 2017, esta percentagem aumentou para 55,6%

 

Os ataques de phishing financeiro são mensagens falsas que simulam vir de websites legítimos. O seu objetivo é obter as credenciais de acesso a créditos e contas bancárias dos utilizadores, bem como os dados necessários para aceder às contas online e roubar as poupanças das vítimas. 53% dos ataques phishing seguem a mesma estratégia e têm um objetivo comum, de acordo com os dados do relatório de phishing de 2017 da Kaspersky Lab.

 

Em 2017, os ataques de todos os tipos de phishing financeiro – contra bancos, sistemas de pagamento e lojas online – aumentaram 1.2, 4.3 e 0.8 pontos percentuais, respetivamente.

 

Os ciberataques relacionados com a categoria “Portais da Internet”, onde se incluem motores de busca mundiais, redes sociais, etc., caíram do segundo lugar em 2016 para o quarto em 2017, com uma diminuição de mais de 13 pontos percentuais, o que revela que os hackers têm um interesse cada vez menor na utilização deste tipo de contas para roubar, preferindo aceder diretamente aos fundos.

 

Os dados demonstram também que os utilizadores Mac estão cada vez mais em risco. Contrariamente à ideia que existe destes dispositivos, 31,38% dos ataques phishing em 2016 contra os utilizadores desta plataforma tinham como objetivo o roubo de dados financeiros. Em 2017, esta percentagem aumentou para 55,6%.

 

“O crescente interesse dos hackers em levar a cabo ataques de phishing financeiro é uma mensagem clara para os utilizadores se manterem alerta. Para obterem o nosso dinheiro, os hackersprocuram constantemente novos métodos e técnicas. Devemos trabalhar para evitarque atinjam o seu objetivo investindo constantemente em formação na área da cibersegurança”, afirma Nadezhda Demidova, Investigadora Principal de Conteúdos Web na Kaspersky Lab.

 

Entre outros conteúdos do relatório da Kaspersky Lab, destaca-se:

 

Phishing:

·       Em 2017, a percentagem de phishing financeiro passou de 47,5% para 54%. Este é, segundo as estatísticas da Kaspersky Lab, um recorde histórico de phishing financeiro.

·       Mais de um quarto das tentativas de acesso a uma página de phishing bloqueadas pelos produtos da Kaspersky Lab estão relacionadas com phishing bancário.

·       A percentagem de phishing relacionado com sistemas de pagamento e lojas virtuais atingiu os 16% e 11% em 2017, respetivamente, uma percentagem ligeiramente superior, em pontos percentuais, aos valores de 2016.

·       O phishing financeiro detetado entre os utilizadores de MAC aumentou em mais do dobro, atingindo os 56%.

Malware bancário:

·       O número de utilizadores atacados por trojans bancários passou de 1.088.900 em 2016 para 767.072 em 2017, uma diminuição de 30%.

·       19% dos utilizadores atacados por malware bancário eram utilizadores corporativos.

·       Utilizadores da Alemanha, Rússia, China, Índia, Vietname, Brasil e EUA encontram-se entre os mais atacados por malware bancário.

·       A Zbot continua a ser a família de malware bancário mais disseminada (quase 33% dos utilizadores atacados), seguida pela família Gozi (27.8%).

Malware bancário Android:

·       Em 2017, o número de utilizadores que se depararam com malware bancário Android diminuiu em quase 15%, para 259.828 em todo o mundo.

·       Três famílias de malware bancário representaram mais de 70% dos ataques

·       Rússia, Austrália e Turquemenistão são os países com a maior percentagem de utilizadores atacados por malware bancário Android.

Para mais informações sobre phishing financeiro e outros detalhes do relatório Ciberameaças Financeiras em 2017, visite o blog em Securelist.com.

 (…)

Sobre Kaspersky Lab

 

A Kaspersky Lab é uma empresa de cibersegurança global que opera no mercado há mais de 20 anos. O profundo conhecimento das ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky Lab leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as principais infraestruturas, os governos e os consumidores em todo o mundo. O portefólio de segurança da empresa inclui a reputada solução de proteção de endpoint e com um vasto número de outras soluções e serviços que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, há mais de 400 milhões de utilizadores protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab e cerca de 270.000 clientes corporativos a escolher a Kaspersky para proteger o que lhes é mais importante. Mais informação em www.kaspersky.pt

 

doc icon 180411-Relatório-Phishing-Financeiro_VF.docx