HomeNotíciasGeralMetro de Lisboa assume Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como parte integrante da sua estratégia de sustentabilidade

Metro de Lisboa assume Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como parte integrante da sua estratégia de sustentabilidade

 

O Metropolitano de Lisboa, enquanto empresa socialmente responsável e vocacionada para a promoção da Sustentabilidade, assume publicamente o seu compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável integrando na sua estratégia de sustentabilidade três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU comprometendo-se, igualmente, com o cumprimento de metas para cada objetivo:

 

 

O Metropolitano de Lisboa é certificado em Qualidade e Ambiente, pelas normas NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 14001:2012, adotando todas as práticas sustentáveis com que se comprometeu, implementando outras medidas que contribuam para a sua atuação sustentável.

A responsabilidade social empresarial do Metropolitano de Lisboa, nas vertentes da Qualidade e do Ambiente, nas componentes económica, social e ambiental são as vias para a melhoria contínua da sua atividade, bem como um contributo para a sustentabilidade e para o bem-estar social. Este contributo passa, prioritariamente, pela satisfação das exigências dos seus clientes e das normas estatutárias e regulamentares, otimizando, de forma adequada, os recursos disponíveis.

O Metropolitano tem vindo a implementar uma série de medidas com vista ao desenvolvimento sustentável, nomeadamente no que respeita à redução de consumos diversos, tendo, recebido uma menção honrosa na 10ª edição dos Green Project Awards, um prémio na categoria Gestão Eficiente de Recursos, com a campanha Gota a Gota poupa.

A Agenda mundial 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU estabelece um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que se traduzem em 169 metas, a serem alcançados por todos os países até 2030, concorrendo para um objetivo comum de sustentabilidade mundial centrado em cinco eixos de atuação, designadamente: PESSOAS – PROSPERIDADE – PLANETA – PAZ – PARCERIAS. Trata-se, pois, de uma ação mundial para as pessoas e planeta com o objetivo de se envergar por caminhos sustentáveis e melhorar a vida das pessoas a nível mundial em que o Metropolitano se encontra empenhado em colaborar e contribuir para um planeta verde.

Estes objetivos, a seguir discriminados, devem ser implementados por todos os países do mundo, durante os próximos 15 anos, até 2030, pretendendo o Metropolitano de Lisboa cumprir os seus compromissos neste domínio.

Em julho de 2017, no Fórum Político das Nações Unidas, o Governo Português definiu como prioridades estratégicas, os seguintes ODS:

  • Educação de Qualidade (ODS4)
  • Igualdade de género (ODS5)
  • Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS9)
  • Reduzir as Desigualdades (ODS10)
  • Ação Climática (ODS13)
  • Proteger a Vida Marinha (ODS14)

___________________