HomeCulturaFotografiaForam revelados os grandes vencedores dos Sony World Photography Awards 2018

Foram revelados os grandes vencedores dos Sony World Photography Awards 2018

 

 

A artista britânica Alys Tomlinson recebeu o prémio Fotógrafo do Ano

Foram revelados os vencedores e finalistas das 10 categorias do Concurso Profissional

Foram anunciados os vencedores dos Concursos Aberto, Juventude e Student Focus

Imagens disponíveis em www.worldphoto.org/press

 

 

A World Photography Organisation anunciará hoje os grandes vencedores dos Sony World Photography Awards 2018, numa cerimónia em Londres.

O cobiçado título de Fotógrafo do Ano foi atribuído à fotógrafa britânica Alys Tomlinson pela sua série de imagens Ex-Voto, juntamente com um prémio monetário no valor de 25 000 dólares americanosO seu trabalho foi muito elogiado pelo juri, graças à sua magnífica produção, excelência técnica e ilustração sensível da peregrinação como uma viagem de descoberta e de sacrifício para alcançar um grande poder.

 

Tomlinson foi selecionada de entre os vencedores das 10 categorias do Concurso Profissional, anunciados hoje juntamente com os segundos e terceiros classificados de cada categoria deste concurso. Foram também revelados os grandes vencedores dos Concursos Aberto (Melhor Fotografia Individual), Juventude e Student Focus.

 

Todos os vencedores viajaram até Londres para assistir à cerimónia de entrega dos prémios, receberam equipamento de imagem digital da Sony. Além disso, os seus trabalhos foram publicados no livro anual de vencedores e serão exibidos como parte da Exposição dos Sony World Photography Awards 2018, na Somerset House, em Londres.

 

A cerimónia contou ainda com a presença da vencedora do prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, Candida Höfer.

Com produção da World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards são o concurso de fotografia mais diversificado do mundo.A 11.ª edição teve a participação recorde de 320 000 inscrições de fotógrafos de mais de 200 países e territórios, apresentando algumas das melhores fotografias contemporâneas do mundo captadas durante o ano passado. A exposição anual dos prémios, em Londres, reúne os trabalhos de fotógrafos profissionais já reconhecidos e de talentos emergentes de todo o mundo, dando a oportunidade a fotógrafos premiados e selecionados de mostrar o seu trabalho a nível internacional.

 

Fotógrafo do Ano do Concurso Profissional – Alys Tomlinson, Reino Unido

Ex-Voto é um projeto pessoal da fotógrafa Alys Tomlinson (43 anos), que atualmente a residir em Londres. O trabalho vencedor é composto por retratos formais, imagens de paisagens de grande formato, bem como por pequenas e detalhadas imagens de natureza morta dos “ex-votos” (oferendas dadas pelos fiéis aos seus santos de devoção) captadas em locais de peregrinação, nomeadamente em Lourdes (França), Ballyvourney (Irlanda) e Grabarka (Polónia).

 

A fotógrafa explora sobretudo temas relacionados com o ambiente, o sentimento de pertença e a identidade. Recentemente, concluiu um Mestrado em Artes (com Menção Honrosa) na área da Antropologia de Viagens, Turismo e Peregrinação, tendo sido já distinguida com uma série de prémios do setor da Fotografia.

 

Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto – Veselin Atanasov, Bulgária

Selecionado a partir dos vencedores das 10 categorias do Concurso Aberto como o autor da Melhor Fotografia Individual do mundo, Atanasov foi reconhecido pelo seu trabalho Early Autumn (Início do Outono) e recebeu um prémio monetário no valor de 5000 dólares americanos. Atanasov, especialista de TI de formação, é um fotógrafo autodidata que começou a fotografar em 2014. A imagem vencedora capta o outono no Parque Nacional da região central dos Balcãs.

 

Vencedores e finalistas da categoria Profissional

Desde documentação perspicaz de eventos culturais e políticos em todo o mundo até representações da vida selvagem, os fotógrafos abaixo foram selecionados pelo juri como os autores das melhores séries de fotografias do mundo.

 

Arquitetura: Gianmaria Gava, Itália, com o trabalho Buildings (Edifícios)
2.º classificado – Edgar Martins, Portugal / 3.º classificado – Corentin Fohlen, França

Questões Contemporâneas: Fredrik Lerneryd, Suécia, com o trabalho Slum Ballet (Ballet no Bairro de Lata)
2.º classificado – Margaret Mitchell, Reino Unido / 3.º classificado – Alfio Tommasini, Suíça

Criatividade: Florian Ruiz, França, com o trabalho The White Contamination (A Contaminação Branca)
2.º classificado – Patricia Kühfuss, Alemanha / 3.º classificado – Eduardo Castaldo, Itália

Atualidade: Mohd Samsul Mohd Said, Malásia, com o trabalho Life Inside the Refugee Camp (A Vida no interior do Campo de Refugiados)
2.º classificado – Luis Henry Agudelo Cano, Colômbia / 3.º classificado – Rasmus Flindt Pedersen, Dinamarca

Descoberta: Alys Tomlinson, Reino Unido, com o trabalho Ex-Voto
2.º classificado – Antonio Gibotta, Itália / 3.º classificado – Maria Petrenko, Ucrânia

Paisagem: Luca Locatelli, Itália, com o trabalho White Gold (Ouro Branco)
2.º classificado – Rohan Reilly, Irlanda / 2.º classificado – Tomasz Padlo, Polónia

Mundo Natural e Vida selvagem: Roselena Ramistella, Itália, com o trabalho Deep Land (Terra Profunda)
2.º classificado – Mitch Dobrowner, E.U.A. / 3.º classificado – Wiebke Haas, Alemanha

Retrato: Tom Oldham, Reino Unido, com o trabalho The Last of The Crooners (O Último dos Cantores Românticos)
2.º classificado – Anush Babajanyan, Arménia / 3.º classificado – Andrew Quilty, Austrália

Desporto: Balazs Gardi, Húngria, com o trabalho Buzkashi
2.º classificado – Behnam Sahvi, Irão / 3.º classificado – Matteo Armellini, Itália

Natureza Morta: Edgar Martins, Portugal, com o trabalho Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios
2.º classificado – Tristan Spinski, E.U.A. / 3.º classificado – Werner Anderson, Noruega

 

Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude – Megan Johnson, E.U.A., 16 anos

Selecionada de entre fotógrafos com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, Megan Johnson foi eleita vencedora graças à imagem Still.. Captada nas falésias junto de sua casa, no Connecticut, esta imagem a preto e branco ilustra a complexa e intricada solidão que o fotógrafo enfrenta no seu dia a dia.

 

Fotógrafo do Ano do Concurso Student Focus – Samuel Bolduc, Canadá, 20 anos

Bolduc foi eleito pelo juri de entre estudantes de todo o mundo, pela sua série fotográfica The Burden (O Fardo). Este trabalho ilustra de uma forma magnífica o ónus físico dos resíduos de plástico para o ambiente, destacando a necessidade urgente de deter a poluição proveniente do plástico. Bolduc representou o College de Matane, no Quebeque, tendo recebido equipamento fotográfico da Sony no valor de 30 000 euros para o seu estabelecimento de ensino.

 

Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia – Candida Höfer

Candida Höfer, uma das principais fotógrafas contemporâneas do mundo, é reconhecida pela sua metodologia e técnica precisas. Os seus poderosos retratos de espaços interiores amplos e vazios encontram-se expostos em coleções por todo o mundo. Como tal, os Sony World Photography Awards 2018 reconheceram a fotógrafa pela sua contribuição para o setor.

 

O anúncio dos grandes vencedores junta-se, assim, ao anúncio de março que revelava os vencedores das 10 categorias do Concurso Aberto, bem como dos 63 prémios nacionais de 2018, completando assim os anúncios relativos à edição de 2018 dos prémios. Todas as imagens vencedoras, finalistas e merecedoras de Menção Honrosa podem ser vistas na Exposição dos Sony World Photography Awards 2018, na Somerset House, em Londres, entre 20 de abril e 6 de maio. Website oficial: www.worldphoto.org/2018exhibition.

 

Sony World Photography Awards

Os Sony World Photography Awards visam estabelecer uma plataforma para o desenvolvimento contínuo da cultura fotográfica. Tal objetivo é concretizado através do reconhecimento dos principais avanços em Fotografia, com a atribuição do prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, bem como da procura e da promoção de novos talentos futuros, ao longo dos Concursos Profissional, Aberto, Juventude ou Student Focus. A Sony está empenhada em apoiar a Fotografia global. Este compromisso é demonstrado não só através dos Sony World Photography Awards, como também do seu significativo programa de subvenções, que oferece aos vencedores selecionados dos Concursos Student Focus e Profissional prémios no valor de 3500 dólares americanos e 7000 dólares americanos respetivamente para desenvolverem projetos pessoais.

 

As candidaturas para a edição de 2019 dos Sony World Photography Awards terão início no dia 1 de junho de 2018. Todos os concursos são de participação livre em www.worldphoto.org

 

Juri – Sony World Photography awards 2018

●Concurso Profissional: Mike Trow (Presidente), Editor, Fotógrafo, Produtor e ex-Editor de Imagem da Vogue britânica, Reino Unido/ Naomi Cass, Diretora do Centre for Contemporary Photography, Austrália / Clare Grafik, Responsável por Exposições, The Photographers’ Gallery, Reino Unido/ Gareth Harris, Editor-Chefe, The Art Newspaper, Reino Unido/ Dewi Lewis, Editor, Dewi Lewis Publishing / Philip Tinari, Diretor, Ullens Center for Contemporary Art (UCCA), China

 

●Concursos Aberto, Juventude e prémios nacionais: Zelda Cheatle, curador

●Concurso Student Focus: Reiner Opoku, Agente de Arte internacional e cofundador da Parley for the Oceans, Alemanha / Whitney C. Johnson, Vice-Diretora de Fotografia na National Geographic, E.U.A.

 

Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. A trabalhar em mais de 180 países, o nosso objetivo é elevar o nível de debate sobre a fotografia através da celebração das melhores imagens e fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de conseguirmos estabelecer relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e em São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org.

 

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

 

Mais informações, clique aqui.