HomeNotíciasGeralGoogle Arts & Culture lança maior exposição de sempre sobre Frida Kahlo

Google Arts & Culture lança maior exposição de sempre sobre Frida Kahlo

 

O projecto “Faces of Frida”  reúne obras de arte, cartas, roupas, tours através do Street View, entre outros, recolhidos por mais de 30 museus de todo o mundo. Os destaques incluem alguns dos trabalhos mais famosos de Frida Kahlo, bem como trabalhos que raramente podem ser vistos em público, tais como, o  

 

Vista de Nova Iorque”

  que é propriedade de uma colecção particular, ou o Esboço do Auto-retrato com avião que se encontra por detrás de uma outra pintura.

 

 

Esta exposição está disponível globalmente com conteúdo em Português e em Inglês. 

 

 

Faces of Frida é a maior colecção de obras de arte e artefactos relacionados com Frida Kahlo, alguma vez reunidos. Trata-se de um projecto dedicado ao trabalho, vida e legado de uma das mais importantes artistas do século XX. O projeto é uma colaboração entre o Google Arts & Culture e uma rede de museus e especialistas de todo o mundo para reunir as suas obras de arte mais icónicas num único lugar. Também são destacadas muitas obras de arte e artefactos que raramente são encontrados em exibições públicas que incluem várias peças de colecções particulares que nunca foram disponibilizadas on-line, tais como a “Vista de Nova Iorque”, desenhado por Frida Kahlo quando estava hospedada no Barbizon Plaza Hotel em 1932. O projecto também apresenta várias obras de arte raramente vistas em público, por exemplo, o “Esboço do Auto-Retrato com Avião, que foi desenhado na parte de trás do famoso Retrato de Virgínia e, como tal, poucas são as vezes em que vê a luz do dia.

 

O projecto inclui 33 museus parceiros de 7 países, e mais de 800 artefactos. Um total de 20 obras de arte foram capturadas em resolução de gigapixels pela Art Camera da Google, muitas das quais, provenientes de colecções particulares nunca antes digitalizadas. Além das obras de arte, a colecção também apresenta centenas de fotografias pessoais, cartas, revistas e roupas.

 

Agora também é possível explorar os locais emblemáticos da vida de Frida Kahlo usando o Street View e visitar os locais que causaram impacto na sua carreira, incluindo a “Casa Azul”, onde Frida Kahlo nasceu, viveu e morreu. Graças a uma experiência aprimorada do Street View, o utilizador pode apreciar os destaques exibidos no Museu Frida Kahlo a partir do seu computador ou dispositivo móvel – basta tocar em qualquer trabalho artístico na parte inferior do ecrã para ver a respectiva localização na parede. E, para saber mais informação, basta clicar em “Mostrar detalhes”.

 

A colecção também apresenta uma obra de arte original, criada por um dos muitos jovens artistas que Kahlo continua a inspirar. Guiada pela sobrinha-neta de Kahlo, a fotógrafa Cristina Kahlo, a artista Alexa Meade transformou a cantora mexicana Ely Guerra numa peça de “arte viva”, criada especialmente para o projecto “Faces of Frida”.

 

O projeto celebra o legado de Frida Kahlo como uma das artistas mais importantes da história moderna. Os utilizadores vão encontrar histórias inspiracionais, desde o impacto que a artista teve na moda, música e dança até a opiniões pessoais de três artistas LGBT sobre a influência que Kahlo teve neles próprios.

 

O Google Arts & Culture está disponível gratuitamente para todos. Esperamos que a arte de Frida Kahlo o inspire, pois ainda continua a inspirar muitos criadores até aos dias de hoje. Visite g.co/facesoffrida ou descarregue a app para iOS ou Android para conhecer as muitas faces de Kahlo.

 

Clique para aceder a toda a informação e imagens disponíveis no press pack