HomeNotíciasGeralFacebook lança nova câmara

Facebook lança nova câmara

Porque está o Facebook a testar estas mudanças

 

·       O Facebook tem sido o local para partilhar com amigos e familiares, no entanto, a forma como as pessoas partilham está a mudar de forma significativa – existindo duas tendências que se destacam.

o   Em primeiro lugar, o tipo de conteúdo que as pessoas estão a partilhar tem mudado. Há 10 anos, a maioria das coisas que eram partilhadas e consumidas online resumiam-se a texto. Agora são fotografias. E em breve, a maioria será vídeo. As pessoas partilham, nos dias de hoje, de uma forma mais visual que nunca.

o    Além da partilha mais visual, estamos também a mudar a forma como partilhamos com os outros: queremos partilhar atualizações não só com grandes grupos mas também com grupos mais pequenos ou apenas de um para um, e queremos partilhar fotos e vídeos efémeros que não têm de necessariamente existir para sempre.

 

·       Tendo em conta estas duas grandes mudanças, o Facebook pensou na caixa “What’s on your mind?” / “No que estás a pensar?” – a ferramenta no centro da experiência no Facebook que ajudará a partilhar com os amigos.

·       O Facebook decidiu atualizar a câmara da aplicação para oferecer às pessoas uma melhor experiência – não apenas facilitando a criação de fotos e vídeos divertidos diretamente na aplicação, mas dando mais opções para partilhar essas fotos e vídeos.

·       À medida que mudamos a forma como partilhamos, o Facebook está a mudar também. O Facebook acredita que deve permitir que as pessoas partilhem exatamente como querem – e quanto mais partilharmos uns com os outros, mais aberta e conectada poderá ser a nossa comunidade.

 

O que está o Facebook a testar

 

·       O Facebook está a lançar algumas alterações nas apps para iOS e Android em Portugal. Será testada uma nova câmara à esquerda no News Feed que torna mais fácil a partilha de momentos à medida que estes acontecem, e para que possa expressar-se melhor nas suas fotografais e vídeos.

·       Este novo sistema de câmara conta com três partes:

o   Uma nova câmara na aplicação

§  A nova câmara do Facebook inclui dezenas de efeitos, como máscaras, molduras e efeitos interativos que podem ser adicionados às fotografias e vídeos.

§  O Facebook sabe que as experiências de realidade aumentada são atualmente muito populares, como por exemplo as máscaras, mas está especialmente entusiasmado com a estreia dos efeitos reativos e efeitos de estilo na nova câmara.

Estas novas melhorias que o Facebook está a introduzir ajudarão as pessoas a captar e a partilhar momentos de formas realmente divertida e criativa. Os efeitos reativos permitem a interação com objetos dinâmicos – como a queda de neve – e os efeitos de estilo aplicam um filtro artístico ao vídeo em tempo real, permitindo que utilizador transforme a sua selfie diária numa obra de arte estilo Picasso.

§  O Facebook vai atualizar regularmente os efeitos criativos na câmara para proporcionar novos efeitos divertidos para explorar.

§  Pode clicar no ícone da câmara no canto superior esquerdo da aplicação do Facebook ou deslizar para a esquerda a partir do News Feed para experimentar a nova câmara na aplicação.

 

·       Facebook Stories

o   A comunidade do Instagram mostrou que pode ser divertido partilhar coisas que desaparecem após um dia. Assim, na aplicação principal do Facebook está a ser apresentado o Facebook Stories, que permite partilhar fotos e vídeos com amigos ao longo do dia.

§  O Instagram Stories provou ser particularmente popular com a comunidade do Instagram, e o Facebook tem recebido feedback de pessoas sobre mais opções para partilhar fotos e vídeos também. Por exemplo, ao invés de ter uma fotografia ou vídeo permanentemente na timeline, alguém pode querer partilhar um momento fugaz. O Facebook inclui um recurso Facebook Stories na nova câmara da aplicação para dar mais flexibilidade às pessoas na forma como partilham as suas experiências.

§  As fotografias e vídeos adicionados à Story irão desaparecer após 24 horas e não aparecerão na timeline ou no News Feed, a não ser que aí sejam publicadas também.

§  Para adicionar a sua Story, clique no ícone “Your Story” do lado esquerdo da barra Stories no topo no News Feed.

·       Direct

o   Depois de tirar e editar uma fotografia ou vídeo na câmara, a decisão seguinte é com quem partilhar. Com o novo sistema de câmara, pode partilhar com os amigos através do News Feed, como sempre fez, ou pode apenas querer partilhar em particular, tendo sido adicionado o Direct, uma opção projetada para partilhar fotografias e vídeos individualmente com amigos específicos e de forma temporária.

 

o   Quando envia uma fotografia ou vídeo para um amigo através do Direct, esta pode ser vista no máximo duas vezes. Se passarem 24 horas desde a primeira visualização da fotografia, vídeo ou a última resposta, esta irá desaparecer e nunca mais poderá ser visualizada.

 

 

  • A estratégia do Facebook com este trabalho é simples: quer tornar mais rápido, divertido e flexível a partilha de fotos e vídeos criativos entre pessoas, com quem quiserem e sempre que quiserem.
  • O Facebook está a testar a nova câmara em outros países, e a meta para a próxima ronda de testes nesses países é aprender como as pessoas utilizam as três partes do novo sistema de câmara, e esperam que em breve possam mostrar esses recursos a toda a comunidade de pessoas no Facebook.

Vídeo / Como funciona a experiência

o   Aqui poderá aceder ao vídeo demonstrativo de como funcionam as três partes da câmara: https://we.tl/1myKRFtxRw