HomeActualidadeDesportoCaderneta de cromos leiloada por 12 mil euros

Caderneta de cromos leiloada por 12 mil euros

Caderneta Panini mais cara de sempre leiloada por 12 mil euros

 

Trata-se de uma caderneta de cromos alusiva ao Mundial México de 1970, assinada pelo jogador brasileiro Pelé.

 

Lisboa, 29 de março de 2017 – Uma das mais cobiçadas cadernetas de cromos da Panini acaba de ser leiloada por 12 mil euros na Catawiki, (www.catawiki.pt) , portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento. Esta venda fez desta caderneta a mais cara de sempre da marca Panini, em todo o mundo.

Trata-se de uma caderneta internacional do Campeonato do Mundo México de 1970. Com quase 50 anos de existência, a caderneta por si é já bastante rara, estando também em ótimas condições e com todos os 271 cromos originais. Adicionalmente, a caderneta foi, por duas vezes, assinada por Pelé, o reconhecido jogador brasileiro, atualmente com 76 anos.

“Durante o Campeonato do Mundo Pelé tinha apenas 29 anos e foi a estrela da competição. O Brasil venceu o campeonato e Pelé marcou quatro golos, um dos quais contra a Itália, na final. O facto de esta caderneta estar autografada pelo jogador, torna-a num objeto ainda mais valioso para colecionadores, explica Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal.

O leilão da caderneta contou com a participação de colecionadores de toda a Europa. A mesma foi disponibilizada por um colecionador holandês, sendo que o novo proprietário é um colecionador italiano. A caderneta acabou por ser leiloada por um valor consideravelmente superior ao inicialmente previsto.

As cadernetas Panini como investimento

O valor das cadernetas raras da Panini aumentou nos últimos anos e o valor recorde deste leilão sustenta estes dados. “Pode ver-se claramente que a valorização das mais antigas cadernetas Panini está a aumentar a cada dois anos, durante os Campeonatos da Europa e os Campeonatos do Mundo. E não se tratam apenas de cadernetas mais antigas, mas também alusivas a campeonatos da Europa e do Mundo mais recentes. A tendência é que este tipo de produtos continue a ser valorizado, e que daqui a alguns anos, os detentores de cadernetas de cromos tenham em sua posse objetos realmente valiosos”, refere ainda o Diretor-geral da Catawiki. 

 

Os resultados deste leilão podem ser consultados em www.catawiki.pt/1970.

Para descarregar mais imagens, clique em: https://we.tl/7fNJrwGLN5

 

 


 

 

doc icon Catawiki_Panini-resultado.docx