HomeNotíciasGeralPROGRAMA METRO ACCELERATOR PARA STARTUPS ARRANCA COM 3ª EDIÇÃO

PROGRAMA METRO ACCELERATOR PARA STARTUPS ARRANCA COM 3ª EDIÇÃO

Programa METRO Accelerator para startups apresenta taxa de sucesso de 90%

e arranca com a terceira edição

 

Þ     As primeiras startups a participar no programa para a indústria hoteleira atraíram investimentos de mais de 52 milhões de dólares

Þ     A terceira edição do METRO Accelerator com novas soluções para a digitalização da indústria hoteleira terá início no dia 11 de Setembro de 2017

O Grupo alemão METRO, ao qual pertence a Makro Portugal, em colaboração com a Techstars, promove a terceira edição do METRO Accelerator powered by Techstars, a fim de incentivar o desenvolvimento de soluções digitais para a indústria hoteleira, por parte de startups tecnológicas.

As startups que participaram na primeira edição do METRO Accelerator powered by Techstars tiveram um grande sucesso na comunidade internacional de investidores a partir das soluções digitais que apresentaram para a indústria hoteleira. A primeira “turma” do programa Accelarator conseguiu atrair, até ao momento, um financiamento de mais de 52 milhões de dólares.

Neste momento, o Grupo METRO encontra-se a iniciar a terceira edição do METRO Accelerator com a cooperação da Techstars, de forma a promover soluções digitais para a indústria hoteleira. As startups podem agora candidatar-se a partir do website https://hospitality.metroaccelerator.com. O programa tem início no dia 11 de Setembro de 2017, em Berlim.

Com um total de investimento superior a 52 milhões de dólares, as 10 startups que participaram na primeira edição do METRO Accelerator by Techstars, em 2015/2016, alcançaram investimentos médios superiores às startups que estiveram em todos os programas da parceira norte americana Techstars. Dez das 11 startups participantes encontram-se agora ativas no mercado, refletindo uma taxa de sucesso de 90%. “Encontramo-nos entusiasmados com as histórias de sucesso que as startups participantes têm demonstrado em tão pouco tempo”, refere Olaf Koch, Charmain of the Management Board of METRO AG. “No entanto, é mais importante que contribuamos para fazer os nossos clientes empreendedores nos setores da hotelaria e restauração, mais bem-sucedidos, de uma forma sustentável. As ferramentas digitais do METRO Accelerator ajudam a aumentar a sua produtividade e melhorar os seus serviços, para desta forma crescer ainda mais a nível competitivo num mundo digital.”

Entre os diversos casos de sucesso, pode destacar-se a Flowtify – empresa que criou uma ferramenta para a gestão da qualidade no que se refere à higiene (utilização de papel) na indústria hoteleira e restauração -, que ganhou há poucos meses o investimento da High-Tech Gründerfonds (HTGF). Em troca de 15% da empresa, a HTGF investiu 600.000€ na startup sedeada em Colónia.

Os participantes na segunda edição do programa Accelerator já tiveram também oportunidade de ter algum sucesso: Frag Paul, um assistente digital para operadores de restaurantes, tem colaborado com o METRO Cash & Carry na Alemanha.

“Com o METRO Accelerator poweed by Techstars estamos a oferecer exatamente o que muitas startups têm em falta para iniciarem: insights e contactos no ramo da indústria hoteleira. As empresas têm a oportunidade de expandir o seu próprio conhecimento e base de clientes através de projetos-pilotos”, explica Andeas Wuerfel, Director Global Innovation Community at METRO. “É precisamente este mix que leva a bons resultados de crescimento para as startups participantes.”

“A estreita colaboração entre a Techstars, como uma network de referência, e o Grupo METRO como uma das principais empresas no setor da distribuição a nível mundial, provou que existe um mercado altamente atrativo para as soluções digitais em restaurantes e hotéis para investidores assim como operadores. Ainda temos um longo caminho a percorrer antes de esgotarmos este potencial”, refere Jens Lapinski, Manager Director Techstars of METRO Accelerator. “A terceira edição do Accelerator vai dar um push em todos os domínios – encontramo-nos agora em posição de explorar completamente as capacidades ao nível das vendas para produtos digitais que o METRO construiu. Este fator dá às jovens companhias um acesso ao mercado significativo e, por isso mesmo, uma vantagem competitiva”.

O METRO Accelerator powered by Techstars tem início a 11 de Setembro de 2017, em Berlim. Após três meses a trabalhar com mais de 100 mentores internacionais, as startups irão apresentar as suas empresas a investidores, representantes da indústria e membros do público, no chamado “Demo Day”, em Dezembro de 2017. O programa oferece aos participantes as oportunidades referidas abaixo:

  • 10 Equipas selecionadas recebem uma oferta de investimento até 120.000€ cada
  • Acesso à melhor gestão e a networks de especialistas METRO e Techstars
  • Aconselhamento de mentores do METRO e Techstars, assim como de outros representantes da indústria, investidores e empreendedores
  • Utilização gratuita de espaços de trabalho para co-working no coração de Berlim,
  • Adesão à rede internacional alumni da Techstars e METRO Accelerator.

As empresas interessadas e as equipas das startups de todo o mundo podem agora submeter as suas candidaturas online até ao próximo dia 18 de Junho de 2017.

Mais informação, disponível em www.metroaccelerator.com.

 

 

 


 

 


doc icon 18052017_Programa-Metro-Acelerator-para-startups-arranca-com-a-terceira-edição.docx