HomeNotíciasGeralGoogle.org e Youtube assinalam Dia Mundial do Refugiado #MoreThanARefugee

Google.org e Youtube assinalam Dia Mundial do Refugiado #MoreThanARefugee

 

No âmbito do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala hoje, o programa do YouTube Creators for Change associou-se à Organização Não Governamental International Rescue Committee para criar uma nova série de vídeos que destacam as vozes dos refugiados de todo o mundo. A International Rescue Committee que disponibiliza apoio vital no terreno a refugiados de mais de 40 países e 28 cidades dos EUA, ajudou sete criadores do YouTube a conhecerem refugiados em 5 países diferentes para ajudar a destacar as suas histórias e a colaborar com os mesmos em vídeos que retratam as suas experiências de vida.
 
Post de Danielle Tiedt, Chief Marketing Officer, YouTube, que recentemente assistiu à série completa de todas as histórias #MoreThanARefugee.
 
A nossa missão no YouTube é dar a todos uma voz e mostrá-las ao mundo – particularmente as que estão sub-representadas e cujas vozes e experiências nem sempre são ouvidas.
 
Por isso e, no âmbito do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala hoje, o programa do YouTube Creators for Change  – uma iniciativa global que apoia os criadores que abordam questões sociais e promovem a sensibilização, a tolerância e a empatia nos respectivos canais do YouTube – associou-se à Organização Não Governamental  International Rescue Committee para criar uma nova série de vídeos que destacam as vozes dos refugiados de todo o mundo. A IRC, que disponibiliza apoio vital no terreno a refugiados de mais de 40 países e 28 cidades dos EUA, ajudou sete criadores do YouTube a conhecerem refugiados em 5 países diferentes para destacarem as suas histórias e colaborarem com os mesmos em vídeos que retratam as suas experiências de vida.
 
Ao longo das últimas semanas, os YouTubers Rossana (aka Mama Bee do canal Eh Bee Family), Tyler Oakley, Jouelzy, Fly with Haifa, Francis Maxwell do canal The Young Turks, Suli Breaks, e Greg e Mitch do canal ASAPScience viajaram para a Jordânia, Sérvia, Uganda, Grécia e para algumas cidades dos EUA para conhecerem cientistas, mães e estudantes que, por acaso, também são refugiados.
 
As histórias partilhadas  vão para além da cobertura da crise que assistimos, diariamente, nas notícias e oferecem um olhar especial por detrás do rótulo – pessoas bonitas, corajosas e fascinantes, onde cada uma é  #MoreThanARefugee (mais do que um refugiado).
Cada criador descobriu que tinha muito em comum com as pessoas extraordinárias com as quais passaram algum tempo: Don e Suli são ambos artistas; Rossana e Amira são ambas mães que amam intensamente os seus filhos ; Catherine e Francis sempre adoraram jogar futebol para escapar da vida quotidiana; Haifa e Maryam são ambas sonhadoras que acreditam na beleza da vida. As circunstâncias da nossa vida podem ser diferentes, mas a nossa humanidade partilhada é muito maior do que qualquer factor que nos separe.
 
Esta crise humanitária mobilizou dezenas de milhões de pessoas, e esperamos que estes vídeos possam ajudar aqueles que não são directamente afectados e criem laços de simpatia com estas pessoas, cuja experiência de vida os tornou refugiados.  Pais e filhos, atletas e críticos de culinária, estudantes e professores, empresários, artistas e todos os outros, são pessoas incrivelmente corajosas, que foram forçadas a abandonar as suas casas e a enfrentar tremendos desafios em busca de segurança. 
 
Caso queira apoiar os refugiados, nós juntamo-nos a si. Junto a estes vídeos, verá cartões de donativos a favor da IRC e durante a próxima semana, o YouTube e a Google.org vão igualar os seus donativos até $500,000. A IRC disponibiliza ajuda humanitária para pessoas que fogem de crises e de desastres e mais de 90% de todo o dinheiro doado à IRC é destinado a programas e serviços que beneficiam directamente os refugiados e pessoas deslocadas.