HomeActualidadeMetro de Lisboa: Troço Alameda – S Sebastião comemora 8 anos

Metro de Lisboa: Troço Alameda – S Sebastião comemora 8 anos

                                                                                                                                                            Data: 29-08-2017

 

 

Linha Vermelha do Metro

Oito anos do troço Alameda – S Sebastião

29 de agosto de 2009 / 29 de agosto de 2017

 

 

O Metropolitano de Lisboa assinala hoje o oitavo aniversário da entrada em exploração do troço da Linha Vermelha que liga Alameda a S. Sebastião, que permitiu a remodelação das estações Saldanha (Linha Amarela) e S. Sebastião (Linha Azul) e a inauguração das novas estações, Saldanha II e S. Sebastião II, o que ocorreu no dia 29 de agosto de 2009.

A Linha Vermelha, inaugurada em maio de 1998, ligando a Alameda à Estação Oriente, representou um marco particularmente importante na história do Metropolitano de Lisboa, dado que se tratou da primeira linha completamente independente, inaugurada desde a entrada em exploração da sua rede, em 1959, passando a unir as três antigas linhas da rede do Metro.

A partir de 2012, a linha vermelha passou a servir o Aeroporto, disponibilizando as novas estações Moscavide, Encarnação e Aeroporto, as quais atingem, juntamente com as estações atrás referidas, um movimento médio mensal de cerca de 1.500.000 passageiros.

Esta extensão de 2,2 Km na Linha Vermelha representou, à época, uma forte aposta do Metropolitano de Lisboa na melhoria da mobilidade dos seus clientes. A estação de S. Sebastião constitui a primeira transversal às linhas Amarela e Azul, tendo encurtado o tempo de percurso, dos cerca de 21 minutos para, apenas, 5 minutos, na ligação Alameda/Saldanha ou Alameda/S. Sebastião.

O Metropolitano de Lisboa encontra-se a desenvolver estudos preliminares para prolongamento da linha vermelha, garantindo o reforço da mobilidade da cidade e melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa aos seus clientes.

Mais informações em: www.metrolisboa.pt