HomeLifestyleEventosConcertos a Oriente | Com direcção artística de Gabriela Canavilhas

Concertos a Oriente | Com direcção artística de Gabriela Canavilhas

Com direcção artística de Gabriela Canavilhas

 

Concertos a Oriente: melodias que atravessam culturas

 

A sobreposição de hemisférios, a justaposição de culturas e o intimismo que ressalta de ambos os lados do mundo, Ocidente e Oriente, dão o mote para o ciclo Concertos a Oriente, que tem início a 30 de Setembro e se prolonga até 6 de Janeiro, no Museu do Oriente, sob direcção artística de Gabriela Canavilhas.

 

Através de um repertório que percorre vários quadrantes musicais, os cinco concertos que compõem este ciclo convidam o público a embarcar numa viagem por diversas culturas, estilos, épocas e nações.

 

A 30 de Setembro, Gilda Oswaldo Cruz interpreta, ao piano, peças de compositores ocidentais acompanhadas de haikus clássicos em japonês, proporcionando o encontro entre duas linguagens poéticas intemporais.  

 

Já a dupla composta por Pavel Gonziakov (violoncelo) e Jill Lawson (piano), traz ao auditório do Museu do Oriente, a 27 de Outubro, a grande tradição musical europeia, interpretando obras de compositores como Frédéric Chopin, J. Brahms, A. Glazunov e D. Shostakovich.

 

A diáspora portuguesa dos Descobrimentos inspira o Grupo Renascentista Sete Lágrimas, que a 4 de Novembro interpreta temas tradicionais de Timor, Macau e África, bem como canções populares desde o século XVI. Fundado em 1999 por Filipe Faria e Sérgio Peixoto, este grupo dedica-se aos diálogos da música antiga com a contemporaneidade.

 

Com o pianista António Rosado é revisitada, a 15 de Dezembro, a criação musical portuguesa de Luís de Freitas Branco e também o orientalismo de Claude Debussy.

 

A encerrar o ciclo, a 6 de Janeiro, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat sobe ao palco para o concerto de Ano Novo. Com acompanhamento ao piano, o coro irá interpretar temas portugueses alusivos à quadra do Natal e aos Reis, da autoria de Eurico Carrapatoso e Fernando Lopes Graça, Rutter, Berlioz e Haendel.

 

Todos os concertos têm a direcção artística e são comentados por Gabriela Canavilhas – com exceção do primeiro, a 30 de Setembro, cujo comentário será feito pela própria intérprete.

 

Ciclo Concertos a Oriente

30 de Setembro a 6 de Janeiro

21.30

Preço: € 12

Assinatura Ciclo: € 40 /cinco concertos

Direção artística: Gabriela Canavilhas

Informações e reservas:

T. 21 358 52 44/200 | bilheteira@foriente.pt

Ticketline 1820 | www.ticketline.sapo.pt

doc icon PR-Ciclo-Concertos-Oriente_OK.DOCX