HomeNotíciasGeralSIBS reforça aposta no ecossistema das startups

SIBS reforça aposta no ecossistema das startups

O SUCESSO ALCANÇADO NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA – siBS PAYFORWARD – INCENTIVOU A SIBS A REFORÇAR A SUA APOSTA NO ECOSSISTEMA DAS STARTUPS.

 

Lisboa, 25 de setembro, 2017 – O SIBS PAYFORWARD, primeiro programa de aceleração na área dos pagamentos e fintech em Portugal evoluiu e assume-se agora como um projeto de inovação com duas vertentes: o PAYFORWARD ACCELERATOR, que entra na sua 2ª edição, e o PAYFORWARD OPENTRACK, um programa de scouting e dinamização contínua de fintech.

Através desta estratégia contínua de apoio à inovação – PAYFORWARD OPENTRACK – a SIBS pretende dar um maior contributo e dinamismo às transformações no setor de pagamentos e fintech, investindo no acompanhamento de startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam criar novas experiências e as bases para um futuro mais moderno e sustentável. Esta nova frente do programa destina-se a startups em early stage of development e decorrerá em contínuo e em paralelo com a frente de aceleração, podendo passar por diversos modelos de acompanhamento ou investimento.

A vertente de aceleração do programa – PAYFORWARD ACCELERATOR – arranca com uma nova edição no dia 2 de outubro e pretende selecionar startups com soluções para empresas e particulares em contexto Open Banking, que possam incorporar o desenvolvimento da plataforma em implementação pela SIBS. As candidaturas destinam-se a startups já com protótipo funcional estável e base de clientes. Através deste acelerador, terão assim oportunidade de participar no maior ecossistema de Open Banking em Portugal, um novo serviço da SIBS para dar resposta aos desafios resultantes da regulação europeia que entra em vigor em janeiro de 2018 (PSD2).

O conceito de Open Banking provém de uma diretiva europeia a vigorar a partir do próximo ano, que prevê API[1] que permitam a novos players, como fintech ou instituições financeiras, aceder a dados de contas ou iniciar pagamentos. Em Portugal, a SIBS está a trabalhar em conjunto com os principais bancos para disponibilizar uma plataforma “Open Banking API” com múltiplos benefícios: 1) para instituições financeiras, que podem potenciar serviços de valor acrescentado; 2) para novos players que podem contribuir para o desenvolvimento destes mesmos serviços e 3) para os consumidores que passam assim a beneficiar de serviços com maior conveniência e inovação, com toda a segurança SIBS.

Da edição anterior, que recebeu mais de uma centena de candidaturas de mais de 30 países diferentes e de diversas áreas de atividade, o SIBS PAYFORWARD selecionou quatro startups com as quais está a estabelecer modelos de colaboração: Paythunder e SnapSwap, da área dos pagamentos; Quotanda, da área de gestão de contas bancárias e finanças pessoais e DataSine, ligada ao comportamento do cliente.

“Queremos continuar a colaborar e a apoiar outras fintech. O facto de termos lançado um acelerador inovador e o primeiro a ser feito em Portugal na área dos pagamentos e fintech permitiu-nos evoluir enquanto organização, sermos ainda mais disruptivos em termos de inovação, e desenvolver modelos mais efetivos de colaboração com este novo ecossistema de empresas e empreendedores. Percebemos que o SIBS PAYFORWARD deve crescer e evoluir de forma a conseguir apoiar e acompanhar mais startups, e ter um path paralelo mais flexível para o podermos fazer mais cedo no seu desenvolvimento. É por isso que, para além do programa de aceleração que arranca em outubro, apresentamos uma nova vertente do programa de inovação da SIBS que pretende apoiar early startups, investindo e acompanhando projetos disruptivos que possam trazer valor acrescentado para o mercado”, explica Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

O SIBS PAYFORWARD vai marcar presença no 27º Digital Business Congress, promovido pela APDC, no próximo dia 28 de setembro, no painel dedicado às startups, para dar a conhecer o programa de aceleração a todos os interessados, fazer balanço da primeira edição e apresentar algumas das novidades.

doc icon 2017-09-25_SIBS-REFORÇA-APOSTA-NO-ECOSSISTEMA-DAS-STARTUPS_VF.docx