HomeLifestyleEventos4SCALE ABRE HOJE NOVAS OPORTUNIDADES PARA STARTUPS DE MOBILIDADE

4SCALE ABRE HOJE NOVAS OPORTUNIDADES PARA STARTUPS DE MOBILIDADE

MOBILIDADE | TECNOLOGIA | ECONOMIA | WEBSUMMIT press release 7 de novembro de 2017 ANÚNCIO FEITO HOJE NO WEB SUMMIT 4SCALE ABRE HOJE NOVAS OPORTUNIDADES PARA STARTUPS DE MOBILIDADE ACELERADORA GLOBAL DO CEIIA PROCURA NOVAS EMPRESAS DE HARDWARE E SOF

ANÚNCIO FEITO HOJE NO WEB SUMMIT

 4SCALE ABRE HOJE NOVAS OPORTUNIDADES
PARA STARTUPS DE MOBILIDADE
ACELERADORA GLOBAL DO CEIIA PROCURA
NOVAS EMPRESAS DE HARDWARE E SOFTWARE

A aceleradora global do CEiiA para a área da mobilidade anunciou hoje, no stand da Startup Portugal no Web Summit, que procura startups de hardware e software, com soluções inovadoras que possam contribuir para um mundo mais sustentável.

Estão, assim, abertas as candidaturas para a 4Scale, a aceleradora, incubadora e espaço de produtização e prototipagem criado no início deste ano pelo CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, em parceria com a Startup Portugal e a COTEC Portugal.

“Procuramos startups de software e hardware, de todo o mundo, que estejam a desenvolver produtos e serviços altamente inovadores, que contribuam para uma mobilidade mais inteligente, com base em tecnologias de conectividade, telemática, robótica, digitalização industrial e/ou baseadas na cloud”, explica Helena Silva, CTO da 4Scale.

Neste que é o ano zero, a 4Scale conta já com cinco projectos “acelerados”, tendo acolhido startups como a Bee Very Creative, a Follow Inspiration, a Mobi.Me, a Prodsmart ou a ProGrow, apoiando o desenvolvimento de produto e a identificação de oportunidades de negócio. Pode ver mais informações aqui: http://4scale.ceiia.com/about/startups/

Confirmando estes testemunhos, Helena Silva afirma que “as parcerias asseguradas pelo CEiiA com grandes grupos como a Galp, a Mitsubishi Fuso Truck Europe, a Siemens e a Volkswagen Autoeuropa têm sido fundamentais para que as jovens empresas que acompanhamos tenham acesso a condições de teste exigentes para as suas soluções, servindo também como porta de entrada nos mercados globais. Por outro lado, estas grandes empresas, e o próprio CEiiA, também beneficiam com a aprendizagem de abordagens disruptivas à inovação, à gestão e a culturas de trabalho que favorecem a criatividade”.

A 4Scale está sedeada em Matosinhos e dispõe de infra-estruturas únicas de engenharia e desenvolvimento de produto, prototipagem rápida e teste, que permitem reduzir significativamente o time-to-market, desde a fase de concepção, desenvolvimento e teste de protótipos funcionais, de forma rápida e barata, até à demonstração da viabilidade das soluções. À capacidade de produtização e prototipagem, alia-se um conjunto de mentores, internos e externos, peritos no desenvolvimento de produto e de negócio.

NOTAS PARA O EDITOR

Centro de Engenharia e Inovação orientado para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore. Está presente em 6 países e conta com unidades de I&D em Portugal e no Brasil. O CEiiA é, hoje, líder e entidade de referência nas principais iniciativas e fóruns europeus de mobilidade inteligente, sendo também internacionalmente reconhecido pelas suas competências aeronáuticas.
O CEiiA tem a visão de posicionar Portugal como referência nas indústrias da mobilidade, no desenvolvimento de tecnologias e de novos produtos e sistemas, concebidos, industrializados e operados a partir de Portugal.
Para além da parceria com a brasileira Embraer na área da aeronáutica, onde o CEiiA é responsável pelo desenvolvimento de 2/3 das estruturas do KC-390, o maior avião de carga da Embraer, o CEiiA tem vindo a desenvolver acordos de cooperação com alguns dos principais atores de mobilidade elétrica do Brasil, nomeadamente com as principais empresas elétricas, como é o caso da ITAIPU, da CEMIG, ou da Light, do Rio de Janeiro.
O sistema mobi.me passa a estar presente em 6 Estados do Brasil, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal de Brasília, e em mais 10 cidades, Curitiba, Campinas, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, entre outras.

DOWNLOAD | FOTOGRAFIAS

DOWNLOAD | PRESS RELEASE