HomeLifestyleAcessóriosO Natal chegou ao Museu do Oriente

O Natal chegou ao Museu do Oriente

 

O Natal chegou mais cedo ao Museu do Oriente que, durante o mês de Dezembro, dedica as suas oficinas do Serviço Educativo à quadra mais festiva do ano, com actividades para crianças até aos 12 anos.

 

Ouvir, ver e sentir as músicas tradicionais desta época natalícia é a sugestão para famílias com bebés até aos 12 meses, na oficina “Um bebé chamado Jesus”, que se realiza a 2 de Dezembro (com repetição no dia 16). A história do bebé chamado Jesus será dada a conhecer através da música, de forma a transportar pais, mães, avós e educadores para o universo mágico de quem começa a descobrir o mundo.

 

“Quem foi Jesus?” é o que as famílias com crianças a partir dos 6 anos vão descobrir, na oficina de dia 3 de Dezembro (com repetição a 17). A sua história é tão importante que o livro que a conta – a Bíblia – é o mais lido de todos os tempos e o seu nascimento é festejado todos os anos, por milhões de pessoas. Numa atividade pensada para juntar diferentes gerações, será também feita uma visita ao Museu.

 

Com a oficina dramatizada “O dia em que Jesus nasceu”, dirigida a famílias com bebés entre os 12 e os 24 meses, no dia 9 de Dezembro (repetição a 23), pretende-se estimular a linguagem verbal e corporal, a imaginação e o interesse pela expressão musical. Seria de dia ou de noite? Faria frio ou calor? São algumas das curiosidades abordadas.

 

No dia 10, o convite é para crianças dos 3 aos 5 anos fazerem a sua própria estrelinha de Natal, inspirando-se nas colecções do museu. “O menino do Presépio” promove a descoberta do “eu” e o diálogo com o outro, fortalecendo os laços entre criança e adulto através da partilha de experiências.

 

Com um toque oriental, a Coroa de Natal será, certamente, uma jóia preciosa que crianças dos 7 aos 12 anos vão aprender a construir na oficina “A minha Coroa de Natal!”. No dia 16 de Dezembro, durante duas horas, técnicas e materiais do outro lado do mundo vão ser aplicadas a um objecto de tradição ocidental.

 

Durante o período de interrupção lectiva, de 18 a 22 de Dezembro, as manhãs são dedicadas à oficina “De Krishna a Cristo!”. Do Cristianismo ao Hinduísmo, da Ásia à Europa, desafiam-se as crianças entre os 6 e os 10 anos a embarcar numa viagem de descoberta destas duas personalidades que, pelo mundo fora, a muitos inspiraram.

 

 

doc icon PR-Natal_OK.DOCX