HomeCulturaA Ópera e a Literatura na colecção do Museu do Oriente | Visitas temáticas

A Ópera e a Literatura na colecção do Museu do Oriente | Visitas temáticas

Visitas temáticas prolongam-se até Março

 

A Ópera Chinesa e a Literatura dão o mote a dois ciclos de visitas temáticas à colecção do Museu do Oriente, que se iniciam a 20 de Janeiro, prolongando-se até 23 de Março, às sextas-feiras e sábados.

 

Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a Ópera Chinesa marca ainda pela caracterização única das suas personagens e pela riqueza do seu repertório. No dia 20, às 16h00, são dados a conhecer “Os enredos da Ópera Chinesa”, uma arte que se inspira nas histórias tradicionais e nos romances históricos como “A Lenda da Serpente Branca” ou “O Pavilhão da Ala Oeste”.

 

Segue-se, a 17 de Fevereiro, “Os quatro tipos de personagens da Ópera Chinesa”, uma visita para descobrir os figurinos, as pinturas faciais e a caracterização dos actores, elementos importantes para o reconhecimento do perfil das personagens que se dividem em quatro tipos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino).

 

Este ciclo termina a 17 de Março, com uma visita subordinada ao tema “A Ópera Chinesa e a Revolução Cultural”, que aborda oito óperas de cariz revolucionário.

 

Dirigido a quem já leu, quer reler ou está a terminar qualquer um dos livros escolhidos, “Uma colecção, várias leituras” é outro ciclo de visitas temáticas que se realiza a partir de 26 de Janeiro, às sextas-feiras, às 19.00, para explorar a colecção do Museu do Oriente através dos livros.

 

As sugestões são “O Pavilhão das Peónias” de Lisa See (26 de Janeiro), “Cisnes Selvagens – Três Filhas da China” de Jung Chan (23 de Fevereiro) e “Goa ou o Guardião da Aurora” de Richard Zimler (23 de Março).

 

A Ópera Chinesa

Ciclo de visitas temáticas

20 Janeiro a 17 Março, sábados

16.00-17.00

M/16 anos

Preço: € 6/ participante

Participantes: mín. 7, máx. 25

 

Programa:

20 Janeiro

Os Enredos Da Ópera Chinesa

 

17 Fevereiro

Os Quatro Tipos De Personagens Da Ópera Chinesa

 

 

17 Março

A Ópera Chinesa E A Revolução Cultural

 

Uma colecção, várias leituras

Ciclo de visitas temáticas

26 Janeiro a 23 Março, sextas-feiras

19.00-20.00

Preço: € 6/ participante

Participantes: mín. 5, máx. 20

 

Programa:

26 Janeiro

“O Pavilhão das Peónias”

Lisa See [Bizâncio, 2008]

 

23 Fevereiro
“Cisnes selvagens – três filhas da China”

Jung Chang [Quetzal Editores, 2009]

 

23 Março

“Goa ou o guardião da aurora”

Richard Zimler [Dom Quixote, 2011]

 

 

 

 

 

 

doc icon PR-Visitas-Temáticas_OK.DOCX