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Preocupações com a privacidade de dados atrasa ciclo de vendas em 65% das empresas

 

Segundo um estudo global da Cisco, o atraso médio é de dois meses, sendo 80% inferior nos negócios com processos de privacidade otimizados

 

Porto Salvo, 25 de janeiro de 2018. – As preocupações com a privacidade de dados dos consumidores estão a causar atrasos significativos no ciclo de vendas de 65% das organizações à escala global.

 

Estas são as principais conclusões do novo estudo Cisco Privacy Maturity Bechmark 2018, que revela também o modo como as organizações com processos de privacidade desenvolvidos sofrem menos perdas económicas decorrentes de ciberataques: 74% das organizações com processos imaturos tiveram perdas superiores a 500.000 dólares no ano passado devido a falhas de segurança nos dados, comparando com 39% das organizações com processos mais desenvolvidos.

 

 

A maturidade da privacidade (privacy maturity) é um âmbito definido pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) e baseia-se nos Princípios de Privacidade Geralmente Aceites (Generally Accepted Privacy Principles, GAPP).

 

Para este estudo foram inquiridos cerca de 3.000 profissionais de segurança de 25 países sobre a maturidade dos seus processos de privacidade e o impacto da privacidade de dados nos seus negócios. Surpreendentemente, dois terços dos inquiridos indicaram que a privacidade de dados estava a causar demoras nos seus ciclos de vendas, com um atraso médio de 7,8 semanas.

 

A entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RDPG) em maio, que pretende reforçar a proteção dos cidadãos da União Europeia em termos de privacidade e de dados pessoais, pode ser uma das razões dos atrasos mencionados. Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos e serviços que adquirem proporcionem uma adequada proteção de privacidade. As normas da GDPR aplicam-se a qualquer empresa que processe, guarde ou utilize esses dados.

 

O modelo padrão da AICPA define os cinco níveis de maturidade da privacidade: ad hoc, repetível, definido, gerido e otimizado. Ao questionar as pessoas inquiridas sobre estes níveis, conclui-se que:

 

  • O atraso médio nas vendas para aqueles que têm um nível de maturidade ad hoc foi de 16,8 semanas, sendo inferior no caso das empresas com níveis superiores de maturidade.
  • As organizações com processos de privacidade otimizados apresentaram um atraso nas vendas de 3,4 semanas, 80% inferior em relação às empresas ad hoc.
  • A localização geográfica e o setor empresarial revelaram ter também uma grande influência na duração dos atrasos.

 

Devido às grandes diferenças e à ocorrência generalizada dos atrasos, cada empresa deve avaliar a sua própria situação. Além das obrigações legais, e dependendo também dos possíveis efeitos nos lucros e do seu nível atual de maturidade de privacidade, as organizações devem avaliar o retorno de investimento como resultado de melhorias nos processos de privacidade e dos seus potenciais benefícios na aceleração das vendas.

 

Principais conclusões do estudo Cisco Data Privacy Maturity Benchmark 2018

A preocupação com a privacidade de dados atrasa as vendas

  • As empresas do setor público e dos cuidados de saúde tiveram os maiores atrasos no ciclo de vendas: 19 semanas e 10,2 semanas, respetivamente, quando comparado com outros setores.
  • As empresas dos setores de serviços, farmacêutico e industriais revelaram os menores atrasos, com cerca de três semanas ou menos.
  • A nível geográfico, a América Latina e o México sofreram os maiores atrasos nas vendas, com 15,4 e 13 semanas, respetivamente.
  • A China e a Rússia apresentam os atrasos mais inferiores, de 2,8 e 3,3 semanas, respetivamente.vido às grandes diferenças e à ocorrência generalizada dos atrasos, cada empresa deve avaliar a sua própria situação.

 

As organizações com modelos de privacidade mais maduros sofrem menos atrasos

  • O atraso médio no ciclo de vendas (em semanas), dependendo da maturidade é o seguinte: ad hoc (16,8), repetível (9,8), definido (5,1), gerido (4,4) e otimizado (3,3).
  • Uma vez que as organizações com nível determinado registaram um atraso nas vendas inferior a 70% nas vendas comparando com o nível ad hoc, é possível concluir que as empresas podem beneficiar significativamente através de pequenas melhorias na maturidade da sua privacidade. As empresas “otimizadas” reduziram os seus atrasos até 80%.

 

As organizações com modelos de privacidade maturos sofrem menos falhas de segurança e menos prejuízos económicos decorrentes dos ciberataques

  • 53% dos inquiridos afirmaram ter sofrido perdas superiores a 500.000 dólares derivadas de ciberataques, nos últimos 12 meses.
  • As empresas com processos imaturos (de nível ad hoc, por exemplo), apresentaram a maior percentagem de perdas (74%), diminuindo em função do nível de maturidade: repetível (66%), definido (49%), gerido (43%) e otimizado (39%).

 

Devido aos potenciais efeitos destes atrasos nas vendas, a Cisco aconselha as empresas a adotarem as seguintes medidas:

  • Medir os atrasos atuais: as organizações devem avaliar os atrasos nos ciclos de vendas decorrentes da privacidade de dados, assim como o possível impacto nos lucros.
  • Conhecer as principais causas: os atrasos podem ser causados pela incapacidade de resposta pela equipa de vendas às preocupações dos clientes, por políticas corporativas incompletas ou inacessíveis e por problemas de engenharia ou projetos. Os administradores devem conhecer a origem destas causas e determinar o modo de resolução.
  • Definir métricas contínuas e objetivos: as métricas relativas aos atrasos no ciclo de vendas devem ser monitorizadas regularmente, e deve ser estabelecido um conjunto de prioridades criadas para reduzir os atrasos com o investimento adequado.
  • Conhecer as perdas derivadas de ciberataques: as empresas devem também avaliar as causas de todos os ciberataques e das perdas económicas que poderiam ter sido evitadas, através de processos de privacidade de dados mais maduros.
  • Desenvolver um plano de proteção e privacidade de dados: caso não exista um plano definido, as organizações devem criar políticas e protocolos neste sentido, como parte de uma boa prática de segurança com o objetivo de se protegerem.

Para mais informações sobre o estudo Privacy Maturity Benchmark da Cisco, visite o site Cisco Trust Center.

 

 

Declarações de apoio

  • Michele Dennedy, Chief Privacy Officer da Cisco: “Este relatório mostra que adotar uma boa estratégia de privacidade é bom para negócio, de modo que as organizações devem investir em processos que facilitem a gestão da privacidade de dados para obterem os respetivos benefícios.

Recursos adicionais

  • Leia o estudo Cisco Privacy Maturity Benchmark 2018
  • Informação sobre a privacidade de dados da Cisco, aqui
  • Infografia
  • Blog sobre o estudo
  • Podcast sobre o estudo
  • Siga a discussão sobre privacidade de dados no Twitter: @CiscoTrust

 

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