HomeActualidadeEstudosFuturo da Computação vai ser discutido pela primeira vez em Portugal

Futuro da Computação vai ser discutido pela primeira vez em Portugal

UPTEC reúne especialistas mundiais em evento de uma semana

 

Abrem hoje as inscrições para o maior evento sobre o futuro da computação realizado em Portugal. De 25 a 29 de junho, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai reunir especialistas de todo o mundo para compreender as tendências, tecnologias e desafios que a computação vai enfrentar no futuro.

 

O Future of Computing traz pela primeira vez a Portugal a discussão sobre a evolução e perspetivas futuras da computação. O evento vai juntar oradores internacionais da indústria, com representantes da Microsoft, e da academia, com presença da Universidade de Zurique (Suíça), Jena e Heidelberg (Alemanha), Porto e Lisboa (Portugal), Delft (Holanda), entre outras. Computação quântica, neuromórfica, fotónica, química e biológica vão ser alguns dos temas em debate.

 

“Queremos posicionar o país na vanguarda e discutir as tecnologias que poderão ser a base da computação nos próximos 50 anos. Para isso vamos reunir estudantes, investigadores e professores, mas também empresários, decisores e financiadores, proporcionado aos participantes uma combinação produtiva de perspetiva histórica, conhecimento técnico, e alguma especulação, inspirando-os a imaginar o futuro da computação.”, afirma Cláudia Ribeiro da Silva, Tech Business Developer do UPTEC e coordenadora do Future of Computing.

 

Integrada nas UPTEC Schools, esta iniciativa, que vai decorrer na Faculdade de Belas Artes da U.Porto, pretende incentivar a indústria e as startups a criarem novos mercados para futuras plataformas de computação; inspirar os investigadores a encontrarem novas linhas de investigação nesta área e debater temas que possam inspirar as Universidades a criar novos cursos de preparação para os futuros criadores de hardware e software. 

 

As inscrições no evento decorrem até 15 de abril em: futurecomp.uptec.up.pt/apply-now/. Após esta fase, a organização vai selecionar 200 participantes para frequentarem esta semana de conhecimento intensivo.

 

 

 

 

 

doc icon Futuro-da-Computação-vai-ser-discutido-pela-primeira-vez-em-Portugal.docx