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Portugueses são os que mais seguem lojas nas redes sociais – Observador Cetelem

 

 

55% dos millennials europeus declaram que seguem lojas nas redes sociais (Fig. 29). Apenas 39% dos europeus com mais de 35 anos afirmam fazê-lo. Os portugueses são os campeões incontestados no que se refere a esta prática com 77% dos jovens adultos a confirmarem a seguir marcas nas redes.

As redes sociais, além de terem mudado de forma significativa a forma como comunicamos, são um media cada vez mais relevante para as empresas divulgarem os seus produtos e serviços. Neste contexto, o Observador Cetelem Consumo 2018 procurou compreender até que ponto os consumidores usam redes sociais para se manterem em contacto com as marcas.

 

Neste campeonato, os portugueses são os líderes incontestados com 77% dos adultos com menos de 35 anos a confirmar que seguem pelo menos uma marca face a uma média europeia de 55%. Entre os inquiridos que estão acima desta faixa etária 57% dos portugueses afirmam fazê-lo, sendo este um valor superior à média europeia (39%).

 

A principal razão apontada pelos inquiridos no Observador Cetelem Consumo 2018 é a de quererem seguir a atividade das marcas e por gostarem dos conteúdos que divulgam. Assim, 52% dos inquiridos nacionais afirmam já terem, por exemplo, assistido a um vídeo de uma loja nas redes sociais, quando apenas 37% dos europeus, em média, o fizeram. Vídeos é também um tipo de conteúdo apreciado por 67% dos Millennials portugueses, um valor superior à média dos seus congéneres europeus em 18 pontos percentuais.

 

Espectadores, mas também atores

Longe de serem consumidores-espetadores, os Millennials não hesitam também em mostrar-se ativos e participantes nas redes sociais. 36% deles já fizeram perguntas online a um comerciante, e 29% já participaram em pelo menos um fórum de discussão. Os jovens adultos portugueses são, neste contexto, os segundos maiores adeptos destas práticas com 47% e 28%, respetivamente, sendo ultrapassados apenas pelos italianos.

Os que têm mais de 35 anos demonstram ser um pouco mais conservadores na escolha dos media sociais meio para entrarem em contacto com marcas. Apenas 25% dos europeus em média e 35% dos portugueses fizeram, por exemplo, uma pergunta via redes sociais. Já a participação num debate sobre uma determinada marca nas redes é assumida por apenas 22% dos europeus e portugueses nesta faixa etária.

 

A compra de um produto ou serviço encontra-se em último lugar entre as razões para a interação com as lojas e marcas através das redes sociais. Ainda assim, em média 38% dos Millennials europeus afirmam já ter feito uma aquisição, face a 31% dos jovens portugueses. Apenas 19% dos europeus e 22% dos portugueses que têm mais de 35 dizem ter realizado uma aquisição via redes sociais.

 

Aceda ao estudo Observador Millennials 2018 aqui. 

 

 

Parceiros e Metodologia

O Observador Cetelem Millennials 2018 tem por base um estudo quantitativo efetuado em 17 países europeus. O inquérito quantitativo ao consumidor foi realizado pela Kantar TNS entre 2 de outubro de 2017 e 2 de novembro de 2017 sobre uma amostra de 13 800 indivíduos, com idade entre 18 a 75 anos e uma amostra adicional de 3 400 indivíduos entre 18 e 34 anos (Millennials). Em Portugal foram inquiridos 1000 indivíduos. Destes, cerca de 500 têm entre 18 e 34 anos. Foi utilizada a técnica CAWI. Estes indivíduos foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. O método utilizado para garantir representatividade é o de amostragem por quotas (género, idade, categoria socioprofissional/ rendimento, região).

Países participantes no estudo: França (FR): 1200 pessoas inquiridas. Alemanha (DE), Áustria (AT), Bélgica (BE), Bulgária (BG), Dinamarca (DK), Espanha (ES), Hungria (HU), Itália (IT), Noruega (NO), Polónia (PL), Portugal (PT), República Checa (CZ), Roménia (RO), Reino Unido (UK), Eslováquia (SK), Suécia (SU): 1000 pessoas inquiridas por país.

 

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.

Em Portugal contamos com cerca de 700 colaboradores e servimos mais de 1,3 milhões de clientes e mais de 2800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas em Vila Nova de Gaia e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

 

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