HomeActualidadeEstudosDia Mundial do Trabalhador: Portugal lidera lista dos países onde existe maior vontade para trabalhar por conta própria

Dia Mundial do Trabalhador: Portugal lidera lista dos países onde existe maior vontade para trabalhar por conta própria


Trabalhar por conta própria é uma temática explorada no último European Consumer Payment Report da Intrum, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito. O estudo revelou que 67% dos portugueses já pensaram em trabalhar por conta própria, e Portugal lidera a lista dos países, onde existe maior vontade para trabalhar por conta própria.

 

Em Espanha este número é substancialmente inferior e apenas 44% assume considerar essa hipótese, estando abaixo da Média Europeia que se situa nos 47%. Já no final da lista aparece a Holanda em que apenas 35% considera esse caminho como uma opção. 

 

Em Portugal, a faixa etária mais disponível para seguir o caminho do trabalhador por conta própria é dos 25 aos 34 anos e 72% assume que já pensou nisso. Já em Espanha é a faixa etária mais jovem, dos 18 aos 24 anos, enquanto na média europeia está a faixa etária dos 18 aos 24 anos com 55%, logo seguida da faixa etária dos 25 aos 34 anos com 52%.

 

O estudo refere ainda as questões que mais preocupam aqueles que pensam em trabalhar por conta própria e, das 3 razões mencionadas, duas são comuns a Portugal e Espanha:

 

  • A incerteza nos rendimentos;
  • O pesado fardo legislativo e administrativo.

 

Na questão da incerteza nos rendimentos, tanto Portugal como Espanha estão acima da média europeia, com 73% e 66% respetivamente. Já a média europeia é ligeiramente inferior com 63% a referir essa incerteza.

 

Já na carga legislativa e administrativa, 54% dos espanhóis têm essa preocupação, enquanto em Portugal apenas 45% mencionam esse facto, estando em linha com a Média europeia que também se fica pelos 45%

Enquanto em Espanha 53% dos inquiridos focaram a falta de segurança financeira, como baixas por doença e pensões, em Portugal o foco foi no risco de não ser pago pelos clientes com 46% a admitir essa apreensão.

 

 

Sobre a Intrum

A Intrum é a empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, com presença em 24 mercados na Europa. A Intrum oferece um vasto leque de serviços, incluindo a compra de créditos, tendo como missão melhorar o cash flow e a rentabilidade a longo prazo dos clientes e garantir que pessoas e empresas recebem o apoio que precisam para não terem dívidas. A Intrum tem mais de 8.000 profissionais dedicados e experientes que servem cerca de 80.000 empresas em toda a Europa. Em 2017, a empresa gerou receitas estimadas no valor de 1.269 milhões de euros. A Intrum tem a sua sede em Estocolmo, Suécia, e está cotada na bolsa Nasdaq de Estocolmo. Em Portugal desde 1997, a Intrum tem mais de 220 colaboradores. Para mais informações, por favor visite www.intrum.com.

 

Sobre o European Consumer Payment Report 2017

Foram recolhidas respostas de 24 401 entrevistados em 24 países europeus, com idades entre os 18 e os 65 anos. O Inquérito colocou questões relativas à economia doméstica e foi realizado em setembro de 2017.