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E.Life desenvolve voice bot que facilita a confirmação em eventos

 

O grupo E.life – pioneiro em Inteligência de Mercado e Gestão do relacionamento nas Redes Sociais – tem vindo a desenvolver e a testar uma tecnologia de voice bot, com o intuito de simplificar o planeamento e a gestão de eventos, nomeadamente o processo de confirmação de presenças dos convidados. A solução desenvolvida tem a capacidade de realizar chamadas, seja para uma rede fixa ou móvel, tendo em conta uma base de dados que integra os contactos telefónicos das pessoas convidadas para um evento.

 

Para o desenvolvimento desta aplicação, as equipas de CRM e Tecnologia da E.Life integraram aplicações em nuvem de inteligência artificial da Amazon e Google, assim como tecnologia de reconhecimento de voz. Foram estruturados scprits do fluxo de conversa, através dos quais o bot se apresenta e questiona o utilizador se vai ou não comparecer no evento. A pessoa deverá então responder “vou comparecer” ou “não vou comparecer”. Para que este comando de voz seja interpretado corretamente, o bot transcreve o que lhe foi dito de forma a que seja possível adicionar o script correto. Tendo em conta a resposta do utilizador o bot apresenta diferentes reações.

Para que seja possível a compreensão dos comandos de voz dados pelos utilizadores, a E.Life utiliza a API (Interface de Programação de Aplicações) de reconhecimento de voz do Google, que tem vindo a ser aplicada em diversos projetos de automação de call center, potenciando um redução de custos de 30 por cento. O serviço desenvolvido integra ainda componentes de reconhecimento e síntese de voz da Amazon, tendo também sido desenvolvida uma tecnologia própria de Processamento de Linguagem Natural num domínio específico, utilizando redes neurais artificiais.

Jairson Vitorino, CTO da E.Life, avança que “no médio prazo, queremos juntar tecnologia de ponta, como os voice bots, com nosso expertise em atendimento humano e software para fazer uma ‘disrupção’ no mercado de atendimento ao consumidor”, acrescentando que este tipo de tecnologia “é uma grande tendência para os próximos anos, tendo em conta o advento das assistentes pessoais e a forma como estão a conquistar o mercado. E a E.Life está preparada para isso”. O serviço E.life Voice Bots diminui a carga no call center das empresas, automatizando consultas mais simples via telefone, Facebook messenger ou Home Assistants como o Amazon Echo ou o Google Home.

Exemplos práticos do voice bot:

Resposta afirmativa ao convite para evento: ouvir aqui.

Resposta negativa ao convite para evento: ouvir aqui.

 


 

O grupo E.life é pioneiro em Inteligência de Mercado e Gestão do relacionamento nas Redes Sociais. Nascido no Brasil em 2004, está actualmente presente na Alemanha, Espanha, México e Portugal e conta com 300 colaboradores e mais de 100 clientes ativos. Monitorização e análise da Social Media, Atendimento e Relacionamento nestes espaços (social CRM) e a ativação de marcas com a agência SA365, são os três core businesses deste grupo. Com softwares próprios e uma equipa de tecnologia que ascende aos 50 profissionais, a E.Life conta também com uma solução SaaS para avaliação da Social Media, o Buzzmonitor, e conta com várias soluções de Social Big Data, de Chatbots e Employer Advocacy.