HomeActualidadeEmpresaGRID integra equipa que projetou o Campus da Nova em Carcavelos

GRID integra equipa que projetou o Campus da Nova em Carcavelos

 

A GRID Portugal, empresa de engenharia portuguesa com 38 anos de existência e uma das empresas do projeto Portugal Steel da CMM, integrou, a convite do Arqº Victor Carvalho Araújo, o consórcio que, com a VCA Arquitetos, a Tetractys Arquitectos e a Global Arquitectura Paisagista, constituíram a equipa projetista do novo Campus da Nova SBE (School of Business and Economics) em Carcavelos. A GRID foi responsável pela elaboração e coordenação de todos os projetos de especialidades de engenharia, nomeadamente Estruturas e Fundações, Instalações Elétricas, Telecomunicações, Segurança, Instalações Mecânicas, entre outras.

 

A obra orçamentada em  cerca de 50 milhões euros, e que se encontra atualmente em fase de acabamentos, teve início em Setembro de 2016, cerca de três anos após o início dos estudos levados a cabo por esta equipa de projeto.

 

Depois do lançamento da primeira pedra, a 27 Setembro de 2016, o empreendimento, construído em tempo record pelo consórcio HCI/Alves Ribeiro, tem já marcado a sua abertura para Setembro deste ano, ou seja, dentro do prazo previsto.

 

Competindo com as melhores universidades da Europa, a Nova SBE foi concebida para um terreno com uma área de cerca de 90.000 m2, em frente ao Forte de São Julião da Barra, junto à Praia de Carcavelos, com edifícios baixos, num máximo de três pisos, e amplos espaços verdes exteriores.

 

A área de construção tem cerca de 75.000 m2, constituída em geral por edifícios com estrutura de betão armado, integrando no entanto algumas estruturas metálicas em zonas cujo projeto de arquitetura assim o exigia (estruturas mais amplas ou de complexidade mais elevada).

 

 

O futuro Campus será servido por um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 562 lugares, o que permite garantir que não existirão veículos à superfície, e terá uma passagem inferior sob a Estrada Marginal, permitindo assim um acesso direto e privilegiado à Praia de Carcavelos.

 

De assinalar ainda, a criação de lugares inspiradores, de conforto e de acolhimento como ginásio, bosque, pomar, praça e espaços para a realização de eventos, numa preocupação constante da Nova SBE e da equipa de Arquitetura/ Arquitetura Paisagista ao longo do desenvolvimento do projeto. 

 

De acordo com Luís Melo, Gestor de Projeto da GRID e responsável por este projeto em particular, “foi extremamente gratificante fazer parte da equipa responsável por esta obra emblemática. O novo Campus da Nova SBE, oferece uma diversidade de espaços e de edifícios, num conjunto em que a imagem do campus surge associada à simplificação de cada espaço. Um projeto em que se definem ambientes distintos e variados, que fomentam a interação física e que aposta na oferta de uma qualidade académica de excelência na Europa”.

 

O projeto do Campus da Nova SBE contempla uma ampla praça de entrada que dá acesso ao interior do edifício, a um Corpo designado  por Claustro (fruto da sua arquitetura), onde estarão centralizadas todas as áreas administrativas da faculdade. A Galeria Central, em ampla estrutura metálica, permite o acesso sucessivo  aos três edifícios de ensino, e a um edifício de estudo que estará aberto 24 horas por dia. Uma alameda exterior, que acompanha este grande espaço coberto, permite o acesso a edifícios independentes como a Biblioteca, o Ginásio e um restaurante VIP, localizado no piso superior deste edifício e, no final da alameda ao Grande Auditório.

 

Destacada do conjunto principal do Campus, o projeto prevê ainda uma Residência para estudantes, com capacidade para alojar cerca de 120 alunos.

 

SOBRE A GRID INTERNATIONAL

A GRID International – Consulting Engineers é uma empresa de Engenharia Civil, que abrange as vertentes de Projeto, Consultoria e Assessoria Técnica à Fiscalização e Construção e Gestão de Empreendimentos.

 

A GRID desenvolve a sua intervenção no domínio da Engenharia, com especial enfoque na área das Estruturas Especiais, quer em betão, armado e/ou pré-esforçado, quer em estruturas metálicas ou mistas. A GRID concebe e desenvolve ainda todos os projetos complementares e afins ao seu “core business”, através do estabelecimento de parcerias com empresas nacionais e internacionais.

 

A GRID está fisicamente presente em 5 países/regiões: Portugal, França, Macau, África Austral e África Oeste, estando neste momento a iniciar o processo do seu estabelecimento no Magreb, em Marrocos- Casablanca.

 

A GRID iniciou a sua atividade em Portugal no ano de 1980, tendo desenvolvido a sua atividade em Portugal, e internacionalmente em cerca de 40 países, quer no continente Europeu, onde estrategicamente tem garantido uma penetração significativa, como nos continentes Americano, Africano e Asiático, mais uma vez e sempre, tendo como princípio o regime do estabelecimento de parcerias locais.

 

O universo das empresas GRID, faturou cerca de 3.5M€ em 2017, 70% dos quais dizem respeito à atividade das empresas no mercado internacional, consolidando assim os objetivos já atingidos nos exercícios anteriores.

 

SOBRE O PORTUGAL STEEL
Criado pela CMM – Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista em parceria com empresas de relevo no setor da construção metálica nacional, o Portugal Steel é um projeto que pretende fazer a promoção e divulgação do setor da construção metálica nacional, através do reconhecimento dos benefícios da construção metálica e das vantagens decorrentes de uma aposta estratégica neste setor, assim como potenciar a internacionalização da construção metálica nacional.

 

 

A Unimagem compromete-se em respeitar a confidencialidade e segurança dos seus dados pessoais.

Para continuar a receber as nossas comunicações não precisa fazer nada.

Caso pretenda remover os seus dados poderá fazê-lo neste link.