HomeActualidadeEmpresaAPSEI realiza 34.º Fórum dedicado à Segurança e Saúde no Trabalho

APSEI realiza 34.º Fórum dedicado à Segurança e Saúde no Trabalho

Em debate as Regras de Segurança na Carga e Descarga de Mercadorias Perigosas, o projeto Segurança+i e a nova norma ISO/45001.

A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, realiza hoje o seu 34.º Fórum APSEI, a ter lugar no CICCOPN, na Maia, e onde apresenta como grandes temas em debate as Regras de Segurança na Carga e Descarga de Mercadorias Perigosas, o projeto Segurança +i enquadrado no Programa Portugal 2020 e a nova norma ISO/45001.
Dedicado aos Técnicos de Segurança, Empresas de Segurança e Saúde no Trabalho e Empresas com Serviços Internos de SST, este evento importa também a todos os profissionais ligados à segurança no transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo de mercadorias perigosas, designadamente conselheiros de segurança, profissionais ligados a empresas de transporte de mercadorias, entre outros.

 

“A APSEI é uma associação de empresas e profissionais que tem, ao longo dos seus 13 anos de existência, pugnado pela qualificação dos ativos do setor. O projeto Segurança +i (inovação), que é hoje apresentado pela primeira vez, reflete o compromisso da APSEI com a qualificação do setor. Tendo em vista a informação e a formação dos técnicos do setor, será apresentada a nova versão da norma ISO 45001, estruturante para a gestão da Segurança e Saúde em milhares de organizações em Portugal, bem como as regras de Segurança na Carga e Descarga de Mercadorias Perigosas, tema com o qual quase todas as organizações têm de lidar no dia-a-dia.”, explica a Diretora-geral da APSEI, Maria João Conde.

 

A nova norma ISO/45001

A nova norma ISO 45001, traduzida e adaptada pela APSEI, vem ditar as regras a seguir pelas organizações no referente à Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, com o objetivo de proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenir afeções da saúde e lesões relacionadas com o trabalho e melhorar continuamente o desempenho da segurança e saúde no trabalho. A ISO/45001 foi elaborada através da ISO/PC283, tendo sido acompanhada, a nível nacional, pela Comissão Técnica 42, nomeadamente pela sua subcomissão 4. A CT42/SC4, sob coordenação da ONS/APSEI desde 2015, integra meia centena de especialistas técnicos da área da segurança e saúde no trabalho e é coordenada por João Costa, orador que apresenta hoje a nova norma no 34.º Fórum da APSEI.

 

Regras de Segurança na Carga e Descarga de Mercadorias Perigosas

O mais recente grupo técnico especializado da APSEI, o Núcleo Autónomo de Segurança no Transporte de Mercadorias Perigosas (NAMP), que conta com duas centenas de membros envolvidos nos vários modos de transporte, apresenta hoje o tema das regras de segurança na carga e descarga de mercadorias perigosas. Classificação, formas de acondicionamento e expedição serão alguns dos temas tratados por esta apresentação.

 

Projeto Segurança +i : melhoria das competências e qualidade de serviços das empresas

No mesmo evento, a APSEI aproveita para anunciar o lançamento do seu novo projeto Segurança +i.

“Segurança +i é um projeto de qualificação do setor da segurança, que tem por objetivo capacitar as PME para uma atuação mais inovadora, com maior digitalização de processos e com elevada qualidade do serviço, que se apresente diferenciadora e mais competitiva no mercado global.”, explica Maria João Conde.

 

Este projeto, que tem o apoio do Programa Operacional Compete 2020, no âmbito do Portugal 2020, tem como objetivo, ao longo de um período de dois anos, inovar para melhorar a capacitação técnica e a qualidade das empresas nacionais a nível da segurança. Selo de qualidade de Segurança e Observatório da Segurança em Portugal são dois dos projetos emblemáticos desta iniciativa liderada pela APSEI.