HomeNotíciasGeralVodafone reforça cobertura no Estádio do Dragão e aumenta em dez vezes capacidade da rede móvel e de dados

Vodafone reforça cobertura no Estádio do Dragão e aumenta em dez vezes capacidade da rede móvel e de dados

·Foram instaladas 20 novas antenas

·Capacidade da rede passa a suportar até 80 mil utilizadores

·Velocidade agregada de todos os utilizadores pode chegar agora até aos 5Gbps

 

A Vodafone Portugal anuncia que concluiu um ambicioso plano de reforço de cobertura e capacidade da sua rede de comunicações móveis no Estádio do Dragão. Foram utilizadas 20 antenas de última geração, distribuídas em pontos estratégicos do recinto e sincronizadas através da tecnologia Elastic Ran. Este novo sistema permite aumentar em dez vezes a capacidade da rede móvel e de dados, suportando até 80 mil utilizadores.

 

Sendo o Estádio do Dragão um dos maiores do nosso país, num jogo do Futebol Clube do Porto para o campeonato nacional são gerados em média 100 mil minutos de tráfego de voz e 600 GB de tráfego de dados, sempre com um elevado número de utilizadores em simultâneo. A título de exemplo, no jogo de apresentação do Futebol Clube do Porto, no último sábado, o tráfego de dados atingiu os 1,3TB, um aumento de 64% face ao jogo de apresentação da época passada. Nestas situações, a eficiência espectral da rede é aumentada graças à tecnologia MIMO que, através de feixes distintos em antenas especiais, faz com que se consigam transmitir mais dados de forma muito mais direcionada.

 

A par destas tecnologias, o projeto utiliza ainda três bandas de LTE (com capacidade para receber mais três, incluindo LTE TDD) que permitem o incremento da Largura de Banda, garantindo aos utilizadores velocidades de pico seis vezes superiores às anteriormente registadas. Este investimento significa que a rede está preparada para que a velocidade agregada de todos os utilizadores em simultâneo chegue aos 5Gbps, suportada na tecnologia LTE 4,5G.

 

Mais informações no documento em anexo.

 

 

 

 

 

doc icon 2018-07-30-Vodafone-reforça-cobertura-no-Estádio-do-Dragão.docx