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Porto de Sines recebe Madrid Maersk um dos maiores porta-contentores do mundo

 

Porto de Sines recebe Madrid Maersk um dos maiores porta-contentores do mundo

 

Com uma capacidade de 20.568 TEU o Madrid Maersk é agora o maior porta-contentores já alguma vez recebido pelo Porto de Sines

O Terminal de Contentores de Sines – TXXI recebe hoje, dia 3 de agosto, a escala do navio “Madrid Maersk”, com capacidade para 20.568 TEU (contentores de 20 pés), que integra o top-10 dos maiores porta-contentores do mundo. Este navio está inserido no serviço SILK que liga o Extremo Oriente à Europa, sendo operado pela aliança 2M que integra os dois principais armadores mundiais, a MSC – Mediterranean Shipping Company e a Maersk.

Semanas depois do Porto de Sines ter recebido o “MSC Eloane”, até ao momento, o maior porta-contentores a atracar no Terminal XXI e em portos nacionais, o record será ultrapassado pelo gigante “Madrid Maersk”, o primeiro de vários navios da segunda geração da classe Triple-E a ser entregue pelos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) à Maersk.

A receção dos maiores e mais modernos navios existentes no mercado atesta as características físicas e operacionais do Porto de Sines, e do Terminal XXI concessionado à PSA Sines, em estar presente nas principais rotas do shipping internacional.

 

Aquando do seu lançamento em 2017, o “Madrid Maersk” foi o segundo navio a ultrapassar a fasquia dos 20.000 TEU. Com capacidade para transportar 20.568 TEU, este navio apresenta 399 metros de comprimento, 58.6 m de boca de sinal (largura) e 196 mil toneladas de deadweight.

 

O “Madrid Maersk” zarpou do porto de Tanjung Pelepas, na Malásia, em direção a Sines, sendo este o primeiro porto europeu escalado nesta viagem. Após a operação, na qual está prevista a movimentação de mais de 4.000 TEU, seguirá para o norte da Europa, mais precisamente para o Porto de Bremerhaven, na Alemanha.

Sobre a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspetos.

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.