
A estação Baixa/Chiado é uma estação dupla, tendo aberto a exploração da linha Verde em abril de 1998. A linha Azul na referida estação tem a sua abertura à exploração no dia 8 de agosto de 1998, permitindo, deste modo, a interligação naquela estação das linhas Azul e Verde.
Com a inauguração da linha Azul na estação Baixa-Chiado, que se veio juntar à linha Verde na mesma estação, o Metropolitano de Lisboa reforçou o seu papel enquanto modo de transporte estruturante e garante da mobilidade e da intermodalidade urbana, suburbana, nacional e internacional, consolidando e reforçando a sua configuração de rede, em detrimento de uma estrutura baseada em simples ligações radiais.
A estação Baixa-Chiado movimentou, nos últimos dois anos, uma média anual de cerca de 13,2 milhões passageiros (entradas + saídas), tendo-se verificado, no primeiro semestre de 2018, um movimento médio de passageiros de 6.778.186, comparativamente com 6.697.917 passageiros, no primeiro semestre de 2017, o que corresponde, na comparação com o referido período, a um crescimento de 1,2%.
Localizada a cerca de 45 metros da superfície, com obra arquitetónica da responsabilidade do arquiteto Álvaro Siza Vieira, conta com intervenções plásticas do pintor Ângelo de Sousa.
Atualmente, encontram-se em exposição nesta estação, até ao próximo dia 20 de agosto, algumas obras emblemáticas das coleções do Museu Calouste Gulbenkian, iniciativa que integra as comemorações do 70. º aniversário do Metropolitano de Lisboa (saiba mais em www.metrolisboa.pt).
A Unimagem compromete-se em respeitar a confidencialidade e segurança dos seus dados pessoais.
Para continuar a receber as nossas comunicações não precisa fazer nada.
Caso pretenda remover os seus dados poderá fazê-lo neste link.