HomeNotíciasGeralPowerGhost: novo cripto mineiro direcionado para redes corporativas de todo o mundo

PowerGhost: novo cripto mineiro direcionado para redes corporativas de todo o mundo

PowerGhost: novo cripto mineiro direcionado para redes corporativas de todo o mundo  
 
  • Investigadores da Kaspersky Lab descobriram um novo mineiro de criptomoedas – o PowerGhost – que atacou redes corporativas em várias regiões, maioritariamente na América Latina.
  • Este é a mais recente desenvolvimento da tendência preocupante de os hackers recorrerem a mineiros para ataques direcionados, em busca de dinheiro.
  • À medida que esta tendência aumenta, as empresas enfrentarão maiores riscos, com os mineiros a sabotar e a abrandar as redes corporativas, a danificar os negócios empresariais e a encher os bolsos dos hackers.
 
Os mineiros de criptomoedas são, atualmente, uma tendência recorrente no mundo de cibersegurança. Este software especialista em mineração cria novas moedas recorrendo à energia do computador ou de outros dispositivos móveis da vítima. Mineiros maliciosos fazem-no recorrendo a vários utilizadores, capitalizando a energia dos seus computadores e dispositivos sem o seu conhecimento. Esta ameaça é cada vez mais utilizada, tendo substituído o ransomware pelo tipo de software malicioso mais comum, de acordo com uma investigação da Kaspersky Lab. No entanto, o surgimento do PowerGhost acrescenta uma nova dimensão à tendência, revelando que os criadores destes mineiros maliciosos estão a alterar o foco dos seus ataques de forma a fazer mais dinheiro, uma estratégia que os investigadores da Kaspersky Lab já haviam previsto.
 “O ataque a empresas por parte do PowerGhost com o objetivo de instalar mineiros está a gerar novas preocupações quanto aos softwares de cripto mineração. O mineiro que examinámos revelou que os utilizadores individuais já não são suficientes – os hackers estão agora a direcionar a sua atenção para as empresas, tornando a mineração de criptomoedas uma ameaça para a comunidade empresarial,” afirmou Vladas Bulavas, analista de malware na Kaspersky Lab.

 

doc icon 180830-PowerGhost-novo-cripto-mineiro-direcionado-para-redes-corporativas-de-todo-o-mundo.docx