
Google Arts & Culture é uma aplicação da Google que oferece diversas ferramentas para quem se interessa por arte. Através da aplicação, é possível ver obras de arte em alta resolução, visitar museus, conhecer detalhes sobre movimentos artísticos e biografias de ícones da arte, entre muitas outras curiosidades. Hoje, a Google lança, globalmente, uma nova funcionalidade. Trata-se da Art Selfie que através da inteligência artificial, mostra qual a obra de arte que mais se compara com a selfie do utilizador.
Post de Michelle Luo, Product Manager, Google Arts & Culture
No passado mês de janeiro, o mundo apaixonou-se um pouco mais pela arte, incluindo apresentadores de programas , jogadores de futebol e caçadores de vampiros. Foram mais de 78 milhões de “Art Selfies” na aplicação Google Arts & Culture, só possível através de uma funcionalidade que encontra o seu sósia entre dezenas de milhares de obras de arte das coleções dos nossos museus parceiros de todo o mundo.
Para tornar a arte mais acessível a todos, estamos a disponibilizar a Art Selfie globalmente. Graças à colaboração das nossas instituições parceiras, duplicámos o número de obras de arte disponíveis anteriormente para que a selfie do utilizador possa ser cruzada com dezenas de milhares de retratos – às vezes com resultados surpreendentes, como é o exemplo reconfortante de uma mulher em St. Louis, EUA cuja selfie foi combinada com um retrato da sua bisavó Emma. Experimente e, quem sabe, pode ter algumas semelhanças com o retrato do Imperador Gojong ou com uma das obras de Frida Kahlo
A Art Selfie é desenvolvida pela tecnologia de visão computacional baseada em machine learning. Quando o utilizador tira uma selfie, a sua foto é comparada com os rostos de obras de arte que os nossos museus parceiros disponibilizaram. Depois de um breve momento, o utilizador vê os seus resultados juntamente com uma percentagem estimada das semelhanças existentes entre o seu rosto e cada combinação sugerida. A sua selfie é a porta de entrada para a arte – clique nas semelhanças e descubra mais informações sobre as mesmas ou sobre um artista que provavelmente não conhecia.
Juntamente com os nossos museus parceiros estamos constantemente a experimentar novas formas para as pessoas descobrirem e interagirem com a arte. Com o mesmo espírito, esteja atento à Art Selfie como uma opção no Google Lens para Android da próxima vez que utilizar o Lens nas obras de arte.
Estamos ansiosos por ver a forma como as pessoas de todo o mundo utilizam a Art Selfie para aprender mais sobre arte e cultura. Esperamos que o utilizador se divirta tanto com este recurso como este casal cujas selfies combinaram com um outro casal, com um zombie ou como este fã de arte que visitou o seu “sósia” no museu.
Faça parte da arte – Tire e partilhe a sua #ArtSelfie através da aplicação Google Arts & Culture disponível em iOS ou Android (g.co/ArtSelfie).