HomeActualidadeCOMISSÃO EUROPEIA ATRIBUI MÓDULO JEAN MONNET À UNIVERSIDADE PORTUCALENSE

COMISSÃO EUROPEIA ATRIBUI MÓDULO JEAN MONNET À UNIVERSIDADE PORTUCALENSE

EUROPEAN COOPERATION IN SCIENCE & TECHNOLOGY

 COMISSÃO EUROPEIA ATRIBUI MÓDULO JEAN MONNET À UNIVERSIDADE PORTUCALENSE

6 INVESTIGADORES DO IJP – INSTITUTO JURÍDICO
PORTUCALENSE NOMEADOS PARA MEMBROS DE AÇÕES COST

Professora Auxiliar do Departamento de Direito da Universidade Portucalense, Daniela Castilhos vai ser a responsável pelo módulo Jean Monnet, recentemente atribuído pela Comissão Europeia à Universidade Portucalense, para desenvolver estudos sobre a União Europeia enquanto Ator Global para a Democracia e Direitos Fundamentais.

Trata-se de um cargo com a duração de três anos, cofinanciado pela Comissão Europeia, que tem por objetivo reforçar a investigação e promover os estudos da Integração Europeia nas Instituições de Ensino Superior dentro e fora da União Europeia.

Este projeto é pioneiro na sua área e vocacionado para estudantes brasileiros que não têm formação de base em Direito da União Europeia e vão ser lecionados dois cursos de 32 horas cada, a decorrer no Brasil e em Portugal.

Foram também distinguidos 6 investigadores do IJP – Instituto Jurídico Portucalense, no âmbito da COST – European Cooperation in Science & Technology, o quadro intergovernamental mais antigo da Europa para a cooperação em ciência e tecnologia.

A investigadora Maria Manuela Magalhães Silva foi nomeada para o Comité de gestão da ação “Constitution-making and deliberative democracy”.

As investigadoras Daniela Serra Castilhos e Natacha Jesus Silva, foram, respetivamente, nomeadas para membros das ações “EU Foreign Policy Facing New Realities: Perceptions, Contestation, Communication and Relations” e “Public Value Capture of Increasing Property Values”.

Os investigadores Noémia Vilela, Maria do Rosário Anjos e Zan Jan Oplotnik, foram nomeados para a ação “Police Stops”.

Cada ação COST constitui uma rede europeia de investigação, financiada com recursos públicos, e está sujeita a um rigoroso processo de seleção dos seus membros.

DOWNLOAD | PRESS RELEASE

 

NOTAS PARA O EDITOR

A Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) é um estabelecimento de ensino superior cooperativo que iniciou a sua atividade em 1986.

A UPT funciona exclusivamente na cidade do Porto, no Pólo Universitário da Asprela, com Ensino e Investigação nas seguintes áreas: Direito, Economia, Gestão, Marketing, Informática, Psicologia, Educação, Turismo e Hospitalidade, Património e Cultura, e Relações Internacionais