HomeNotíciasGeralTecnologia óptica inovadora: Linha LX da Eaton Certificada EN 54-23

Tecnologia óptica inovadora: Linha LX da Eaton Certificada EN 54-23

A linha de produtos LX da Eaton foi desenvolvida especificamente para atender à norma EN 54-23.
Tecnologia óptica inovadora: Linha LX da Eaton Certificada EN 54-23

 

Lisboa, 2 de outubro de 2018 – A Eaton relembra a liderança de mercado da sua linha de dispositivos de alarme visual (VADs) Linha LX, que atende à norma EN 54-23, desenvolvida no Centro de Inovação LED da então Cooper Lighting, agora Eaton.
Para atender aos desafios da norma EN 54-23, a Linha LX da Eaton foi desenvolvida com base numa abordagem inovadora para a gestão de luz, por uma equipa de engenheiros altamente qualificados, ao longo de três anos, cumprindo com todos os requisitos necessários à sua certificação.  

Importância dos dispositivos visuais de alarme (VADs)
Nos últimos anos, o uso de VAD tornou-se mais difundido. Isto é devido à influência do Equalities Act 2010 e as recomendações do BS8300, que afirma que um alarme sonoro pode ser complementado com um VAD em qualquer área onde os deficientes auditivos podem ser deixados sozinhos, como quartos, casas de banho e cozinhas.
No entanto, existem outras situações em que as pessoas podem ficar isoladas ou não ter outras por perto para avisá-las de uma emergência. Em áreas de alto nível de ruído ou onde há necessidade de usar proteção auditiva, aqueles com audição normal perderão um sinal sonoro de alarme. O uso de auscultadores de ouvido e radios ou outros dispositivos de música pessoais em ambientes de escritório também está a tornar-se mais comum e deve ser levado em conta na decisão de instalar um alarme. A decisão final de usar VADs em qualquer local específico resume-se aos resultados da avaliação de risco.

Tecnologia LED
Nas últimas décadas, tem havido um crescimento generalizado no uso de LEDs em muitas indústrias devido às suas vantagens de eficiência energética e longa vida quando comparadas às tecnologias de xenôn e incandescentes. Com isso em mente, a linha LX integra a mais recente tecnologia LED, garantindo uma saída de luz brilhante e fiável em toda a faixa.
Um dos principais benefícios destes LEDs é que eles podem oferecer uma grande quantidade de luz de uma fonte muito pequena. A combinação de uma pequena fonte de luz de alta intensidade com design de lente especializado permite uma propagação suave e uniforme da luz através da área alvo. Ao contrário dos LEDs, as fontes de luz xenon são maiores em tamanho e sua forma muitas vezes complexa torna desafiante o design de lentes compactas e eficazes. A adoção da tecnologia LED foi, portanto, a chave para projetar um produto compacto e fino com uma estética limpa e contemporânea, adequada até para o interior mais selecto.

A gama LX utiliza a última geração de chips LED à base de carboneto de silício, proporcionando uma emissão de luz até 40% superior à de outras tecnologias LED, garantindo simultaneamente uma longa vida útil e uma baixa manutenção. Isso proporciona alta eficiência e, por fim, reduz os custos do sistema, pois o número de unidades necessárias para preencher um determinado espaço é reduzido com LEDs de alta intensidade.

Desafios de um flash vermelho
Na maior parte da Europa, uma luz vermelha intermitente indica um sinal de alarme de incêndio. Tradicionalmente, para obter a luz vermelha, o espectro de cores dentro da luz branca é filtrado, permitindo que apenas os comprimentos de onda vermelhos passem. Consequentemente, a energia emitida é reduzida e até 80% da saída de luz é perdida. Dado que o novo padrão impõe uma iluminação mínima de 0,4 lux, os produtos vermelhos intermitentes exigirão consideravelmente mais energia para alcançar a saída equivalente de um flash branco. Isso tem implicações nos custos de design do sistema.
As demandas de iluminação da EN 54-23 significam que usar luz vermelha requer um grande aumento no consumo de corrente versus a mesma iluminação da luz branca; isso é exacerbado quando se considera o tamanho da sala.
Com a iluminação exigida fixada em 0,4 lux, os projetistas de sistemas são apresentados a um dilema; Eles devem oferecer um flash branco para economizar o consumo de energia e se afastar da luz vermelha e da associação com fogo, ou devem levar em consideração o preço do trabalho adicional e tempo de instalação para acomodar o uso de um flash vermelho, aumentando o custo total do sistema final?
 
Tecnologia ChromaPlus
O ChromaPlus ™ é a tecnologia patenteada da Eaton, projetada para superar o dilema da penalidade de excesso de energia ao usar um flash vermelho. Ele aproveita a percepção humana da luz, para dar a impressão de um clarão vermelho enquanto ainda oferece alta cobertura de sala e baixo consumo de corrente. O ChromaPlus ™ consome apenas 10mA mais do que as versões flash brancas da gama LX. Os produtos configurados para o ChromaPlus ™ flash exigirão um número reduzido de dispositivos, em comparação com os produtos de flash vermelho LX padrão e, consequentemente, com custos gerais de instalação e sistema mais baixos.

A principal diferença entre instalar produtos LX numa alternativa de xénon padrão é a diferença no consumo atual que no caso de produtos LX extrairão 95% menos corrente do que uma instalação de xénon.
Além de diferentes opções de cores flash, a gama LX tem a flexibilidade de alterar a cobertura da sala e a taxa de flash com o toque de um interruptor. A cobertura é ajustada na fábrica para 7,5m, mas o projetista do sistema pode especificar que a configuração de cobertura mais baixa de 5m seja usada, permitindo que o consumo de energia seja reduzido em quase metade para salas menores. A taxa de flash pode ser definida para 1 Hz ou 0,5 Hz, oferecendo uma economia atual de 50%. Essas configurações permitem que os produtos atendam aos requisitos exclusivos de cada área específica e façam a gestão do consumo de energia.

Em algumas situações, em que é necessário um alarme escalonado, o uso de um DAV para dar um alarme “silencioso” apenas aos membros da equipa permite que a situação seja avaliada antes de se realizar a evacuação total, evitando perturbações desnecessárias aos pacientes do hospital ou ao público,  titulo de exemplo.

As soluções Linha LX da Eaton estão a liderar o mercado, reduzindo substancialmente o consumo e aumentando assim, consequentemente, a eficiência energética.

Tags