HomeCulturaPoesia japonesa inspira workshops no Museu do Oriente

Poesia japonesa inspira workshops no Museu do Oriente

Haiku

Poesia japonesa inspira workshops no Museu do Oriente

 

Foi na poesia Haiku que o Museu do Oriente se inspirou para organizar dois workshops durante o mês de Outubro, dedicados à Coreografia Haiku (22-26 de Outubro) e à consolidação e aprofundamento de conhecimentos sobre este género literário (24 e 31 de Outubro).

De origem japonesa, a poesia Haiku caracteriza-se por retratar a emoção do momento e uma profunda ligação com a natureza. É a sua interpretação através da dança que se propõe no workshop de Coreografia Haiku, destinado a artistas e estudantes com interesse por poesia e pelas artes de expressão corporal.

Em cinco sessões, será feita uma introdução ao conceito de poesia Haiku e a análise da obra do poeta japonês Matsuo Bashô (O eremita viajante), bem como exercícios práticos que procuram reconhecer a maneira através da qual as histórias tomam corpo transformando-se em sons, objetos, movimentos, gestos e palavras, por meio de exercícios corporais criativos. No último dia será realizada uma instalação coreográfica, a partir dos processos realizados no decorrer da semana.

 

Para quem pretende aprofundar os conhecimentos sobre Haiku, nos dias 24 e 31 de Outubro decorre um workshop que analisa poemas de autores orientais e ocidentais que se expressaram segundo as regras deste género, bem como dos grandes Mestres Japoneses.

Coreografia Haiku

22 a 26 de Outubro

Horário: 17.00-20.00

Preço: 70 € (cinco sessões)

Público-alvo: M/16 anos

Participantes: máx. 13

Haiku – Consolidar e aprofundar conhecimentos

24 e 31 de Outubro

Horário: 15.00-17.00

Preço: 25 €

Participantes: mín. 10

Público-alvo: M/16

doc icon PR-Haiku_OK.docx