HomeActualidadeEducação & FormaçãoPORTO BUSINESS SCHOOL E CMVM DISCUTEM FINTECH & BLOCKCHAIN

PORTO BUSINESS SCHOOL E CMVM DISCUTEM FINTECH & BLOCKCHAIN

NO ÂMBITO DA SEMANA DO INVESTIDOR
PORTO BUSINESS SCHOOL E CMVM DISCUTEM FINTECH & BLOCKCHAIN

O acrónimo utilizado para definir as empresas assentes na chamada tecnologia financeira –  Fintech –  tem vindo a revolucionar a forma como passámos a efetuar transações financeiras online. Por isto, a Porto Business School uniu-se à Comissão de Mercados de Valores Imobiliários (CMVM) para promover o workshop “Fintech e Proteção do Investidor”, que se irá realizar já no próximo dia 11, pelas 17h30, na escola de negócios, no âmbito da Semana Mundial do Investidor.

Numa perspetiva de análise daquilo que o futuro poderá aguardar para o Fintech e para o Blockchain, e que transcende os próprios mercados financeiros, Pedro Pinheiro e Rui Serapicos, docentes da escola de negócios da Universidade do Porto, onde também coordenam o programa “Blockchain for Business Innovation” (cuja 1ª edição tem realização prevista em novembro) explorarão perspetivas de como o recurso à tecnologia poderá modificar o modo como os serviços financeiros são prestados, originando novos modelos de negócio. Já Miguel Ramalho, do Banco Carregosa, vai abordar o tema do impacto do Fintech no sistema de financeiro. Num setor onde os bancos tradicionais assumem claramente o seu espaço, as Fintech poderão não ser uma ameaça, mas antes promotoras do desenvolvimento do ecossistema financeiro.

No evento serão ainda apresentadas, pela voz de Rui Coutinho, Diretor do Center for Business Innovation, alguns casos concretos de startups que utilizam a tecnologia para revolucionar o setor financeiro.

PROGRAMA:

 

17h30                Abertura

                            Patrícia Teixeira Lopes | Associate Dean da Porto Business School

                            Filomena Oliveira | Vice-Presidente da CMVM

17h50                  Fintech & Blockchain – o futuro para além dos mercados financeiros

                             Pedro Pinheiro e Rui Serapicos | Porto Business School

18h10                 Fintech: Implicações no Sistema Financeiro

                             Miguel Ramalho | Banco Carregosa

18h30                 Apresentações de startups

                             Rui Coutinho | Director of Porto Business School Center for Business Innovation

                             Loqr

                             Invisible Collector

                             UTrust

19h00               O Fenómeno Fintech Visto pela CMVM

                           Maria João Teixeira | CMVM

19h20                Debate

Sobre a Porto Business School:
A Porto Business School resulta dos mais de 25 anos de experiência em formação para executivos enquanto ISEE (1988-2000), da EGP (2000-2008) e, mais recentemente, da EGP-UPBS. É uma Escola de Negócios dedicada ao ensino pós-graduado e à formação avançada em gestão, uma missão que complementa com a aposta na investigação aplicada e na prestação de serviços às empresas. Tem como produtos de referência o MBA Executivo e o The Magellan MBA (ambos acreditados pela Association of MBAs e pelo EFMD) e uma vasta oferta em cursos de pós-graduação em áreas de especialização, desenvolvidos para responder às necessidades de formação em gestão de diferentes setores de atividade. Para além destes programas de duração anual, a Porto Business School oferece ainda um leque de programas de alta direção, cursos de curta e média duração e programas de formação à medida, destinados a executivos. Em 2017, a Porto Business School assume um posicionamento mais audaz, assente no futuro, com um novo logótipo e uma nova assinatura Make Change Happen, procurando chegar aos indivíduos e empresas, motivadas pela oportunidade de aprender e crescer, promovendo a autodescoberta e a experimentação contínua.

Site: http://www.pbs.up.pt

 

pdf icon PBS-e-CMVM-unem-se-na-formação-sobre-Fintech-e-Blockchain.pdf