HomeCulturaRAUL, Um espectáculo de Homenagem a Solnado chega agora a Leiria

RAUL, Um espectáculo de Homenagem a Solnado chega agora a Leiria

 

RAUL, UM ESPECTÁCULO DE HOMENAGEM A SOLNADO 

CHEGA AGORA A LEIRIA 

RAUL, Um Espectáculo de Homenagem a Solnado está de volta, desta vez com uma paragem no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, para um espetáculo único a 17 de Novembro, pelas 21h30. 

Depois de uma passagem por Lisboa, Porto, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim, Aveiro e Faro, a peça, produzida pela UAU, revisita as suas rábulas mais hilariantes, pela voz de Telmo Ramalho, agora no Centro do país. Textos como “É do Inimigo?” e “A Guerra de 1908” ou canções como “Malmequer” e “Timpanas” são reinterpretados por este seu antigo aluno, como forma de tributo ao seu professor e amigo. 

Um espectáculo com humor e muita saudade, no qual Telmo Ramalho evoca a memória do seu mestre contando como encontrou em Raul Solnado a vontade, a força e a inspiração para ser ator. Tudo isto com um sorriso e gargalhadas, ou não estivéssemos a visitar quem sempre nos pediu: “Façam o favor de ser felizes”. 

Raul Solnado tinha o dom de fazer rir, quando o quadro nacional restringia o dom da comédia, fosse em rádio, teatro e, mais tarde, televisão. Usava a comédia para fazer chegar uma mensagem, por vezes, mesmo sem falar. De aprendiz tornou-se mestre, guiando os amantes da representação, nomes que ainda hoje o relembram com saudade. 

Telmo acrescenta “A minha história com Raúl começou em 1996. Mas só mais tarde descobri o homem que ainda hoje me inspira, cada vez que subo ao palco, e que neste espetáculo quero homenagear. E, num misto de humor e fascínio, acrescento também um pouco de mim”. 
****
Talvez a grande lição que eu aprendi com o Raul é que a bondade compensa. Nós somos parte de um coletivo artístico e temos de viver montados em boas ondas. Foi assim que ele construiu a sua carreira e, é por isso que está a ser homenageado e que estamos aqui. Essa mensagem, para mim, é ainda mais importante que a qualidade do seu humor.” 
(Herman José)
“O Raul era um amigo extraordinário. Tinha uma característica que muito poucos atores têm em Portugal e no mundo é que agarrava o público mal entrava em cena, o que é muito difícil. É um dom. Ele piscava o olho, fazia um trejeito com a mão e já tinha o público com ele. O Raul chegava ao terceiro balcão do Monumental. É difícil imitá-lo, aqueles tempos, aquela gaguez que ele tão bem disfarçava. Gostei muito do espetáculo. Em certas partes fez-me lembrar muito o Raul e eu tenho muitas saudades dele. Para além de ter sido meu sócio e de ter trabalhado com ele, era dos poucos amigos do coração que eu tinha.” 
(Vasco Morgado, empresário de teatro)

“A peça não pretende ser uma lição sobre a vida e a obra de Raul Solnado, porque há pessoas que sabem muito mais disso do que nós, antes pretende falar da relação que Telmo Ramalho manteve com o ator e como isso o levou a ser ator.” 
(Henrique Dias para a agência Lusa)

Veja o vídeo de promoção do espectáculo aqui: https://bit.ly/2CNmGPY

 

RAUL, Um Espectáculo de Homenagem a Solnado

Ficha técnica

Texto: Miguel Gila, Raúl Solnado, Henrique Dias, Telmo Ramalho 
Encenação: Henrique Dias 
Cenografia: Eric Costa 
Desenho de Luz: Paulo Sabino 

Com Telmo Ramalho 

 

 

Produção UAU

 

 

Leiria

Teatro José Lúcio da Silva
17 de Novembro às 21h30
Preço: 15€ a 18€

M/12

 

pdf icon UAU-Raul-Leiria.pdf