HomeActualidadePROJETO PORTUGUÊS PODE SER O MAIS CRIATIVO DA EUROPA

PROJETO PORTUGUÊS PODE SER O MAIS CRIATIVO DA EUROPA

DESCARBONIZAÇÃO DO TERRITÓRIO

 PROJETO PORTUGUÊS PODE SER O MAIS CRIATIVO DA EUROPA

CEiiA E CM DE MATOSINHOS LANÇARAM O LIVINGLAB
NA SEMANA EUROPEIA DE MOBILIDADE

O projeto LivingLab carbono-zero de Matosinhos é exclusivamente português e está numa shortlist de apenas 3 projetos candidatos à vitória dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, podendo, a 20 de Novembro na Áustria, tornar-se o mais criativo da Europa.

A esta iniciativa da Comissão Europeia já com 12 anos concorreram 81 projetos portugueses, mas o júri europeu apenas elegeu o LivingLab, que representa um bairro urbano – centro cívico de Matosinhos – e que agregra um conjunto de tecnologias que viabilizam a descarbonização do território.

O projeto envolve um investimento de 1 milhão de euros e atuará em áreas como a mobilidade, transportes, edifícios, inovação no ambiente e a promoção da economia circular, com o objetivo de testar soluções tecnológicas de baixo carbono, que aumentem a eficiência energética e reduzam as emissões poluentes.

Para o efeito serão incorporados parceiros nacionais e internacionais, onde nesse bairro se testam e validam conceitos, tecnologias e modelos negócio, para que possam ser escalados ao restante território.

A duração do LivingLab será de 24 meses e, no seu arranque em Setembro já foi introduzido um sistema de iluminação inteligente, telegerido, reativo ao movimento e redutor das emissões de carbono na Rua Brito Capelo.

A implentação do sistema de bicicletas partilhas também já arrancou, para já apenas a partir das instalações do CEiiA, sendo que passarão a estar disponíveis muito em breve no centro e a nascente da cidade.

A Casa em Movimento está exposta junto aos Paços do Concelho e também faz parte deste laboratório, bem como outras soluções que dizem respeito a sistema de monitorização de tráfego em tempo real, através da plataforma Mobi.me do CEiiA.

SOBRE O CEiiA:
 

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que concebe, desenvolve e opera produtos e serviços nas indústrias de mobilidade, nomeadamente Automóvel e Mobilidade Urbana, Aeronáutica, Mar e Espaço, com presença em vários países da Europa e da América Latina.

O CEiiA é um dos 10 maiores investidores de I&D em Portugal. É atualmente uma referência internacional na área da mobilidade sustentável e reconhecido no mundo aeronáutico pelas suas competências em engenheira de estruturas.

Tem evoluído em torno da identificação de oportunidades e da indução de grandes programas estruturantes para Portugal, envolvendo a indústria, as universidades e o universo das startups. Com o objetivo de contribuir para um novo modelo económico e industrial em Portugal, tem liderado programas como o KC-390 da Embraer, onde foi responsável por alguns dos principais módulos desde a fase de design até à certificação num total, até ao momento, mais de 500 mil horas de engenharia.

 
ÁREAS E PRINCIPAIS PROJETOS
 

No Automóvel e Mobilidade, o CEiiA desenvolve novos conceitos de mobilidade que envolvem novos devices, novos serviços de mobilidade e novos modelos de negócio mais sustentáveis para as cidades.

mobi.me – É uma plataforma agnóstica de gestão de mobilidade para as cidades, que integra todo o tipo de objetos de mobilidade em tempo real, permitindo a gestão e operação de vários serviços de mobilidade partilhada e on-demand (transportes púbicos, automóveis, bicicletas e motas) de forma integrada os transportes públicos urbanos. Está presente em mais de 70 cidades em todo o mundo com 400 mil utilizadores e com clientes como a UBER e a Cooltra, a maior rede europeia de scooter sharing. É, ainda, a primeira que permite contabilizar em tempo real as emissões de CO₂ poupadas, e reconhecida pelas Nações Unidas (ONU). Face ao trabalho na mobilidade sustentável, o Global Compact das Nações Unidas convidou o CEiiA a ser uma das entidades mundiais a coordenar a iniciativa Breakthrough Innovation.

BE – É um veículo interativo com funções autónomas desenhado para ser um agregador de serviços de mobilidade, está a ser desenvolvido pelo CEiiA, em parceria com a TMG e várias empresas e universidades.

Buddy  – É um veículo com motorização 100% elétrica e um dos mais pequenos do mundo (e por isso escolhido como exemplo de sustentabilidade no filme Downsizing, a estrear em Fevereiro de 2018, no qual é conduzido pelo ator Matt Damon). A nova geração Buddy foi desenvolvida no CEiiA em 2009 para a ElbilNorge da Noruega e contou com 30 mil horas de engenharia portuguesa.

>Total de engenheiros: 250 (o maior empregador de engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais em Portugal). O CEiiA é a Entidade com maior volume de despesa em atividades de I&D em 2016, segundo o último Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

Tags