
PRESS RELEASE
Dia das Compras na Net
Portugueses fazem mais compras online mas aumentam nível de desconfiança face aos restantes europeus
73% dos portugueses inquiridos receiam que as suas informações pessoais caiam nas mãos erradas quando fazem compras online
Na véspera da data em que se comemora o dia das compras na net, no dia 26 de outubro, a Intrum analisa o comportamento dos consumidores online tendo por base o Relatório de Comportamentos de Pagamento do Consumidor Europeu, que elabora anualmente.
Atualmente, vivemos no mundo da tecnologia – o Universo online já faz parte do nosso dia-a-dia e 37% dos portugueses afirma ter feito compras online com mais frequência, em 2017, crescendo 4% em relação ao ano anterior.
Apesar do consumo online ter aumentado, a desconfiança por parte dos portugueses também, uma vez que, 73% dos inquiridos tem receio que as suas informações pessoais caiam nas mãos erradas quando fazem compras online, valor este superior à média europeia que se situa nos 51%.
O Estudo EPCR da Intrum revela também que 40% dos portugueses considera que a sua situação financeira pessoal está a melhorar e que 23% dos inquiridos poupa dinheiro exclusivamente para consumo, em contraste com a média europeia que ronda os 22%
A Intrum demonstra ainda que as pessoas sentem mais pressão social para adquirir bens como telemóveis (35%), computadores (28%), roupas de marca (18%) e consolas de jogos (18%). Nos restantes países europeus, os produtos mais adquiridos são os telemóveis (33%), roupas de marca (25%), sapatos (25%) e computadores (19%).
Os portugueses (87%) são bastante cumpridores no que diz respeito ao pagamento das compras na internet e comércio eletrónico à distância, em relação à média europeia que se situa nos 71%.
Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum afirma que “hoje em dia as pessoas não querem perder tempo, ou seja, aproveitam todos os segundos para fazerem coisas de que gostam. E por isso mesmo, as compras online já fazem parte do dia-a-dia dos portugueses – pois através de um simples clique é possível adquirir qualquer produto sem sair de casa. A verdade é que esta facilidade tem também um lado negativo – as pessoas têm medo que os seus dados pessoais vão parar às mãos erradas. É importante informar que, com o RGPD, as informações pessoais estarão em segurança.”
Sobre o European Payment Consumer Report
O Relatório de Pagamentos Europeu do Consumidor nasceu em 2013. Como “catalisador de uma economia saudável”, a Intrum percecionou a necessidade de consultar as opiniões de 21.317 consumidores europeus, a fim de compreender melhor a realidade da economia doméstica e a vida diária nas suas casas. As informações obtidas no European Payment Consumer Report, basearam-se num inquérito conduzido pela empresa de estudos de mercado United Minds.
Sobre a Intrum
A Intrum é a empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, com presença em 24 mercados na Europa. A Intrum oferece um vasto leque de serviços, incluindo a compra de créditos, tendo como missão melhorar o cash flow e a rentabilidade a longo prazo dos clientes e garantir que pessoas e empresas recebem o apoio que necessitam para não terem dívidas. A Intrum tem mais de 8.000 profissionais experientes que atendem cerca de 80.000 empresas em toda a Europa. Em 2017, a empresa gerou receitas estimadas no valor de 1.269 milhões de euros. A Intrum tem a sua sede em Estocolmo, Suécia, e está cotada na bolsa Nasdaq de Estocolmo. Em Portugal desde 1997, a Intrum tem mais de 220 colaboradores.
Para mais informações, por favor visite www.intrum.com