HomeActualidadeDia das compras na net: Portugueses fazem mais compras online mas aumentam nível de desconfiança face aos restantes europeus

Dia das compras na net: Portugueses fazem mais compras online mas aumentam nível de desconfiança face aos restantes europeus

PRESS RELEASE

 

Dia das Compras na Net

 

Portugueses fazem mais compras online mas aumentam nível de desconfiança face aos restantes europeus

 

73% dos portugueses inquiridos receiam que as suas informações pessoais caiam nas mãos erradas quando fazem compras online

 

 

Na véspera da data em que se comemora o dia das compras na net, no dia 26 de outubro, a Intrum analisa o comportamento dos consumidores online tendo por base o Relatório de Comportamentos de Pagamento do Consumidor Europeu, que elabora anualmente.

 

Atualmente, vivemos no mundo da tecnologia – o Universo online já faz parte do nosso dia-a-dia e 37% dos portugueses afirma ter feito compras online com mais frequência, em 2017, crescendo 4% em relação ao ano anterior.

Apesar do consumo online ter aumentado, a desconfiança por parte dos portugueses também, uma vez que, 73% dos inquiridos tem receio que as suas informações pessoais caiam nas mãos erradas quando fazem compras online, valor este superior à média europeia que se situa nos 51%.

O Estudo EPCR da Intrum revela também que 40% dos portugueses considera que a sua situação financeira pessoal está a melhorar e que 23% dos inquiridos poupa dinheiro exclusivamente para consumo, em contraste com a média europeia que ronda os 22%

A Intrum demonstra ainda que as pessoas sentem mais pressão social para adquirir bens como telemóveis (35%), computadores (28%), roupas de marca (18%) e consolas de jogos (18%). Nos restantes países europeus, os produtos mais adquiridos são os telemóveis (33%), roupas de marca (25%), sapatos (25%) e computadores (19%).

Os portugueses (87%) são bastante cumpridores no que diz respeito ao pagamento das compras na internet e comércio eletrónico à distância, em relação à média europeia que se situa nos 71%.

Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum afirma que “hoje em dia as pessoas não querem perder tempo, ou seja, aproveitam todos os segundos para fazerem coisas de que gostam. E por isso mesmo, as compras online já fazem parte do dia-a-dia dos portugueses – pois através de um simples clique é possível adquirir qualquer produto sem sair de casa. A verdade é que esta facilidade tem também um lado negativo – as pessoas têm medo que os seus dados pessoais vão parar às mãos erradas. É importante informar que, com o RGPD, as informações pessoais estarão em segurança.”

 

 

Sobre o European Payment Consumer Report

 


 

O Relatório de Pagamentos Europeu do Consumidor nasceu em 2013. Como “catalisador de uma economia saudável”, a Intrum percecionou a necessidade de consultar as opiniões de 21.317 consumidores europeus, a fim de compreender melhor a realidade da economia doméstica e a vida diária nas suas casas. As informações obtidas no European Payment Consumer Report, basearam-se num inquérito conduzido pela empresa de estudos de mercado United Minds.

 

 

Sobre a Intrum

A Intrum é a empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, com presença em 24 mercados na Europa. A Intrum oferece um vasto leque de serviços, incluindo a compra de créditos, tendo como missão melhorar o cash flow e a rentabilidade a longo prazo dos clientes e garantir que pessoas e empresas recebem o apoio que necessitam para não terem dívidas. A Intrum tem mais de 8.000 profissionais experientes que atendem cerca de 80.000 empresas em toda a Europa. Em 2017, a empresa gerou receitas estimadas no valor de 1.269 milhões de euros. A Intrum tem a sua sede em Estocolmo, Suécia, e está cotada na bolsa Nasdaq de Estocolmo. Em Portugal desde 1997, a Intrum tem mais de 220 colaboradores.

Para mais informações, por favor visite www.intrum.com

Tags