HomeNotíciasGeralUniversidade Aberta junta artes, tecnologia e sociedade em conferência internacional inédita

Universidade Aberta junta artes, tecnologia e sociedade em conferência internacional inédita

 

Lisboa, 7 de novembro de 2018 – A Universidade Aberta de Portugal recebe a 16 e 17 de novembro, a ARTeFACTo 2018, a 1.ª Conferência Internacional sobre estudos transdisciplinares em artes, tecnologia e sociedade. Para além das palestras, a ARTeFACTo testará o conceito inovador de Brainshop (brainstorming + workshop) traduzido em três sessões de cocriação, presididas por nomes de destaque, onde todos os participantes serão convidados a participar. As sessões duram cerca de trinta minutos e funcionam como pesquisa de colaboração para projetos, performances, obras de arte, artefatos ou futuras conferências.

 

O objetivo da conferência é promover o interesse na atual cultura digital e sua interseção com a arte e a tecnologia como um importante campo de investigação, enquanto se concentra no estudo dos media e dos artefactos de computador abrangendo temas como conceção, design, prática criativa/arte/processos de pesquisa, implementação computacional, exposição e fruição, bem como o seu papel na sociedade de informação e conhecimento de hoje. Também são bem-vindos os artigos que fomentam o estabelecimento dos fundamentos conceituais de uma teoria de artefactos no mundo dos media digitais.

O evento visa dar maior visibilidade aos criadores de artefactos ou intervenientes, sejam estes teóricos ou praticantes, de molde a estabelecer um espaço comum para a discussão e troca de novas experiências de humanística transdisciplinar e perspectivas holísticas, enquanto promove uma melhor compreensão sobre as artes digitais e a cultura através de um vasto espectro de práticas culturais, disciplinares e profissionais.

 

A organização da conferência convida os estudiosos, professores, investigadores, artistas, profissionais de informática, e outros intervenientes que estão trabalhando dentro das áreas amplamente definidas de artes digitais, cultura e educação com foco específico em artefactos/instalações a participar na ARTeFACTo 2018.

 

Programa completo.