HomeActualidadeEconomiaPorto hoje: Ministro inglês da Economia

Porto hoje: Ministro inglês da Economia

Greg Clark, ministro inglês da energia e estratégia industrial (ou na versão anglo saxónica Secretary of State for Business, Energy and Industrial Strategy), vai estar hoje, às 16h00, no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia eCiência INESC TEC), localizado no Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

 

 

Responsável pelo desenvolvimento da política económica do Reino Unido, cujo expoente se encontra descrito na estratégia industrial, o ministro britânico está focado em áreas consideradas essenciais no curto-médio prazo para o Governo inglês, nas quais se encontra a inteligência artificial e o big data. As restantes áreas incidem no envelhecimento da sociedade, crescimento sustentável e o futuro da mobilidade
 
Tendo em conta as prioridades do ministro, assim como a sua anterior experiência com a pasta da ciência, foi mostrado interesse por parte do governo britânico em conhecer mais o INESC TEC e as suas competências em diversos campos de mútuo interesse para ambos os países.
 
A visita vai iniciar-se no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, onde será feita uma apresentação do ecossistema INESC TEC. A visita tem um final previsto para as 17h15.
 
Estarão presentes, para além do Ministro Greg Clark, Christopher Sainty, o embaixador britânico em Portugal, Tim Figures, assessor do ministro e Hugo Marques, Head of Economics and Prosperity, da parte do Governo Britânico. No que diz respeito a Portugal, para além do presidente do INESC TEC José Manuel Mendonça e dos administradores da instituição Rui Oliveira e Luís Seca, estarão também presentes António Ferreira, membro do conselho executivo da FEUP, Luís Miguel Pinho, pró-presidente do Instituto Politécnico do Porto, Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC, Paulo Santos, CEO da Ubirider e João Paulo Cunha, CEO da iHandU.