HomeLifestyleEventosToscca celebra 2º aniversário d’o Kastelo com a Associação NoMeioDoNada

Toscca celebra 2º aniversário d’o Kastelo com a Associação NoMeioDoNada

 

Novo quarto da unidade de cuidados paliativos da associação denominado de “Toscca”

Oliveira de Frades, 3 de dezembro de 2018 – A TOSCCA – Equipamentos em madeira, Lda., participou no passado sábado no evento de comemoração do segundo aniversário da casa Kastelo, a primeira e única casa de cuidados continuados e paliativos pediátricos do país – e da Europa – para crianças, uma iniciativa da associação “NoMeioDoNada”.

Apoiante do projeto Kastelo, a Toscca tinha já oferecido à unidade abrigos coloridos para a zona de brincar. Sempre fora um dos seus objetivos criar uma peça que simbolizasse o ano de luta e perseverança por que passou, após ter ardido integralmente a 15 de outubro do passado ano e, por esse mesmo motivo, optou por aliar a sua força à de todos os envolvidos no Kastelo e fabricou, um ano após o incêndio, uma pérgola branca com a inscrição “A saudade eterniza a presença de quem se foi” que decidiu oferecer à instituição de forma simbólica no seu segundo aniversário.

Como forma de agradecimento, a associação atribuiu o nome da Toscca a um dos seus quartos da unidade de cuidados paliativos.

Única na Europa, esta associação e a sua presidente, a Enfermeira Teresa Fraga, têm como objetivo fornecer serviços de apoio de natureza moral e material a pais e familiares com vivências em Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos, promovendo um equilíbrio bio-psico-social e familiar. Assim, preenche os dias das crianças e propõe-se a criar e manter diversas atividades, como disponibilizar apoio de natureza psicológica aos pais/família, facilitar o processo de comunicação entre os pais e profissionais, articular os apoios sociais locais de forma a responder as necessidades dos pais/família, disponibilizar os recursos necessários ao processo de adaptação dos pais/criança e, sempre que necessário, apoiar o luto.

O sócio fundador da Toscca, Pedro Pinhão, esteve presente no evento de comemoração do aniversário da associação em conjunto com a Dra. Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Segundo o mesmo, “é uma grande emoção podermos apoiar e fazer parte de um projeto tão gratificante como este. Saber que com estes pequenos gestos podemos ajudar quem mais precisa é a maior recompensa que podemos ter”.

### fim ###

Tags