HomeNotíciasGeralPortalegre DOC Branco 2017: excêntrico, inesperado, ousado

Portalegre DOC Branco 2017: excêntrico, inesperado, ousado

Portalegre DOC Branco 2017: excêntrico, inesperado, ousado

 

Portalegre é paisagem, é história, é cultura. É terra de azeite, de queijos, de enchidos e de gentes arrojadas. E é de ousadia que se faz esta cidade alentejana, a mesma que deu origem à nova aposta da Adega de Portalegre. E se, até agora, o tinto era rei, o nome Portalegre passa a ser também epíteto de branco. Muda a cor, mas mantém-se a qualidade com o Portalegre DOC Branco 2017.

 

Acabado de chegar ao mercado, este é um vinho arrojado, resultado de uma criteriosa seleção de uvas da colheita de 2017, às quais se junta o investimento em novas pipas de carvalho francês. Características que lhe conferem uma complexidade e excecionalidade únicas.

 

Um vinho que transporta a terra que o viu nascer, ali na serra de São Mamede, em pleno parque natural, um terroir único da região, que justificam a sua enorme excentricidade, singularidade e personalidade e que lhe confere um caráter fresco e elegante.

 

A seleção manual das melhores uvas das vinhas velhas, com prensagem suave e fermentação natural, sem adição de leveduras, em barricas de carvalho francês, de 500 litros, e em pequenas cubas, resultam na mistura perfeita, para um vinho inesquecível.

 

Com notas frutadas de alperce, toranja e sugestões de especiarias e ervas aromáticas, na boca Portalegre DOC Branco 2017 apresenta grande volume, estrutura e frescura, com um início de prova largo e um final tenso e longo que lhe proporciona grande aptidão gastronómica. Ideal para acompanhar peixe assado no forno, caldeirada, arroz de peixes e mariscos, bacalhau, polvo, carnes de aves e cozinha japonesa.

 

                                                                Portalegre_Alentejo_DOC_2017.jpg

 

Ao branco junta-se o tinto, o Conventual DOC Tinto 2017, a nova colheita que substitui a de 2014. Um vinho único, resultado de uma vindima manual em caixas de 20 kgs, com uvas totalmente desengaçadas, fermentadas em cubas de aço inox com controlo da temperatura a 28oC.

 

Com nariz frutado, com predominância de frutos vermelhos maduros, apresenta um sabor macio, frutado, a frutos vermelhos, chocolate preto, com presença de taninos suaves, sendo a companhia ideal para carnes de aves, carnes vermelhas e cozinha italiana.

 

 

 

                                                             APW_Garrafa Conventual Tinto DOC_low res.jpg

 

 

Sobre a Adega Portalegre Winery

Fundada em 1954 e inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede, a Adega de Portalegre Winery desde sempre se distinguiu pela qualidade e originalidade dos seus vinhos. Diferentes de todos os restantes pela utilização de uvas de vinhas muito velhas, com mais de 70 anos, que se encontram a uma altitude entre os 600 e 700 metros e pela manutenção de uma cultura ancestral do vinho, são cunhados com uma enorme excentricidade, singularidade e personalidade, o que se traduz pelos inúmeros prémios nacionais e internacionais que foi recebendo ao longo de mais de 60 anos.

 

 

Imagens em alta resolução: https://we.tl/t-FcKd3oXFxB