HomeCulturaFotografiaFotógrafos profissionais de todo o mundo destacam o impacto dos prémios nas suas carreiras

Fotógrafos profissionais de todo o mundo destacam o impacto dos prémios nas suas carreiras

Lançamento de novas imagens para marcar um mês do término do prazo para as candidaturas aos Sony World Photography Awards

Imagens disponíveis em press.worldphoto.org

Todos os concursos são de participação livre em www.worldphoto.org

 

5 de dezembro de 2018: Fotógrafos de todo o mundo têm apenas um mês para participar na 12.ª edição anual dos Concursos Profissional, Aberto e Juventude dos Sony World Photography Awards. Aberto a todos os fotógrafos, as candidaturas a estes prestigiados prémios mundiais são de participação livre em www.worldphoto.org/swpa.

Para marcar o término dos prazos de candidatura, alguns profissionais reconhecidos em todo o mundo descrevem a plataforma mundial única fornecida pelos prémios e destacam os benefícios que os mesmos trouxeram para as suas carreiras, incluindo exposição internacional nos meios de comunicação, representação em galerias e contratos para publicação dos seus trabalhos.

Paralelamente, a World Photography Organisation, a organização criadora dos Sony World Photography Awards, lançou uma nova seleção de candidaturas para a edição de 2019 dos prémios. Submetidas por fotógrafos de todo o mundo, as imagens abrangem uma vasta gama de temas retirados de dez categorias do Concurso Aberto, o qual é avaliado com base numa única imagem.

Aclamados internacionalmente, os Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Os prémios distinguem anualmente as melhores fotografias contemporâneas do ano anterior e celebram uma ampla variedade de géneros fotográficos.

Scott Gray, CEO e fundador da World Photography Organisation, afirma: “Todos os anos, os Sony World Photography Awards revelam talentos fotográficos emergentes e oferecem aos artistas já consagrados uma plateia global para o seu trabalho. Estou ansioso por ver as candidaturas e a seleção do nosso estimado painel de jurados.”

Yann Salmon-Legagneur, Diretor de Marketing de Produto na Sony Europe acrescenta: “Os Sony World Photography Awards são uma plataforma para celebrar a fotografia em toda a sua diversidade, bem como para revelar talentos incríveis de todo o mundo.”

Em seguida, três fotógrafos contemporâneos já consagrados descrevem o impacto positivo dos Sony World Photography Awards no desenvolvimento das suas carreiras. Os seus testemunhos demonstram o sucesso dos prémios na promoção do talento de fotógrafos excecionais:


Exposição mundial e integração em coleções

O aclamado fotógrafo português Edgar Martins cresceu em Macau (China) e estudou Fotografia e Ciências Sociais nas Universidade de Artes e na Royal College of Art, em Londres. Representou Macau na 54.ª Bienal de Veneza e o seu trabalho tem sido amplamente apresentado em todo o mundo, incluindo nas coleções dos principais museus. Em 2009 e 2018, sagrou-se vitorioso nos Sony World Photography Awards. Sobre estas vitórias, Edgar Martins afirma: “A resposta por parte dos meios de comunicação aos prémios foi esmagadora, com uma extensa cobertura da imprensa e televisiva em todo o mundo. Além de terem sido uma gigantesca plataforma mundial para o meu trabalho, os prémios também deram a conhecer as minhas imagens a colecionadores, curadores, galerias e museus… Em consequência da minha participação nos Sony World Photography Awards, o meu trabalho foi adquirido por várias coleções privadas e públicas.”

Publicação 

A fotógrafa britânica Amanda Harman trabalhou em diversas comissões, exposições permanentes e projetos para vários clientes públicos e comerciais. O seu trabalho tem sido amplamente apresentado e integrado em coleções de museus. Além disso, é Professora académica de Fotografia na Universidade do Oeste da Inglaterra. Em 2014, venceu a categoria de Natureza Morta do Concurso Profissional e, em 2018, a sua série Uma Paisagem Fluída (A Fluid Landscape) foi finalista na categoria Paisagem do Concurso Profissional. Recentemente, celebrou um contrato para a publicação de um livro com a Another Place (para mais detalhes, clicar aqui). Harman afirma que “Ter participado dos Sony World Photography Awards só trouxe coisas boas para a minha vida. Creio que ter ficado nos finalistas dos prémios de 2018 – e ter conquistado um contrato para publicação – graças a uma série que captei com uma câmara da Sony que ganhei nos prémios de 2014 foi a conclusão perfeita de um ciclo. Os prémios impulsionaram, sem dúvida alguma, a minha carreira e mal posso esperar pelas próximas etapas.”

Representação em galerias
A vencedora do prémio Fotógrafo do Ano de 2018, a já consagrada artista britânica Alys Tomlinson, estudou fotografia no Central Saint Martins College of Art and Design e combina a sua fotografia editorial, de design e publicitária com projetos pessoais. Alys Tomlinson afirma que ter vencido este prémio abriu portas a múltiplas oportunidades de trabalho, incluindo ser representada por uma prestigiada galeria de fotografia artística. A artista comentou: “Ter vencido o prémio de Fotógrafo do Ano trouxe-me imensas coisas boas, incluindo ser representada pela galeria HackelBury Fine Art. Tem sido fantástico ter representação numa galeria de fotografia contemporânea e ver o meu trabalho apresentado em exposições por todo o mundo. Além disso, desde que venci o prémio, encontrei também uma editora para a publicação da minha série e o meu livro será lançado pela GOST Books na primavera de 2019.”

Prazos e Júri

Os júris da edição de 2019 têm a responsabilidade de premiar melhor fotografia contemporânea do ano passado nos seguintes concursos:

Aberto – melhor fotografia individual em 10 categorias
Juventude – melhor fotografia individual – para fotógrafos com idades compreendidas entre os 12 e -19 anos
Prémio Nacional – melhor fotografia individual captada por um fotógrafo local, selecionado entre participantes de mais de 60 países
Prazo: 4 de janeiro de 2019

Profissional – melhor série de trabalhos em 10 imagens
Prazo: 11 de janeiro de 2019

 

A lista completa dos concursos e respetivas categorias pode ser consultada aqui.

O júri é presidido por Mike Trow, Editor, Fotógrafo e Produtor (Concurso Profissional) e Rebecca McClelland, Diretora de Fotografia/Diretora de Produção de Arte na Saatchi Saatchi & Prodigious (Concursos Aberto, Juventude e Prémio Nacional). É possível consultar os detalhes completos sobre o júri de 2019 em www.worldphoto.org/2019-judges

 

Prémios e exposição

Os prémios incluem um prémio monetário de 25 000 dólares americanos para o Fotógrafo do Ano e de 5000 dólares americanos para o vencedor do Concurso Aberto. Além disso, todos os vencedores de cada categoria irão receber o mais recente equipamento de imagem digital da Sony, e o vencedor do Concurso Profissional terá a oportunidade de viajar até Londres para participar do jantar dos Sony World Photography Awards, na quinta-feira, dia 17 de abril de 2019.

As fotografias vencedoras e finalistas serão exibidas, como habitualmente, na Somerset House, em Londres. Decorrendo entre 18 de abril e 6 de maio de 2019, a exposição contará também com novos trabalhos exclusivos da autoria do vencedor do Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, que será anunciado em março de 2019. Alguns dos vencedores deste Prémio em edições anteriores incluem Candida Höfer (2018), Martin Parr (2017), RongRong&inri (2016), Elliot Erwitt (2015) e Mary Ellen Mark (2014).

 

Datas de futuros anúncios

5 de fevereiro de 2019 – Finalistas dos Concursos Aberto e Juventude;

26 de fevereiro de 2019 – Vencedores do Concurso Aberto e do Prémio Nacional;

Março de 2019 – Vencedor do prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia;

2 de abril de 2019 – Finalistas dos Concursos Profissional e Estudante;

17 de abril de 2019 – Fotógrafo do Ano, vencedores da categoria Profissional e vencedores das categorias dos Concursos Aberto, Juventude e Estudante.

As imagens submetidas para o Concurso Aberto podem ser transferidas em https://press.worldphoto.org

Para mais informações, contacte:
Jill Cotton / Emma Double, World Photography Organisation press@worldphoto.org
/ +44 (0)207 886 3043

NOTAS AOS EDITORES

Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. Com presença em mais de 180 países, pretendemos aumentar o nível de diálogo em torno deste tema, através da celebração das melhores fotografias e dos melhores fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criar relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. A World Photography Organisation acolhe durante todo o ano um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

Tags