HomeActualidadeDignus Care_ Plataforma de gestão para cuidados paliativos pediátricos

Dignus Care_ Plataforma de gestão para cuidados paliativos pediátricos

INOV C 2020 – BOLSAS DE IGNIÇÃO

 

 

Dignus Care: Plataforma de gestão para cuidados paliativos pediátricos permite uma monitorização contínua e em tempo real de sinais e sintomas

 

Centrada nos cuidados oncológicos e paliativos pediátricos, esta é uma ferramenta que se destina à família, aos profissionais de saúde e aos educadores que acompanham a criança.

 

 

A Dignus Care é uma plataforma de gestão centrada nos cuidados paliativos pediátricos que une três pilares fundamentais: a criança, os profissionais de saúde e os educadores. O registo dos sinais e sintomas, dos cuidados implementados, agendamento de consultas, pedido de apoio no domicílio e uma componente educacional são algumas das valências que permitem o seguimento contínuo e assíduo da criança por parte dos profissionais de saúde e educadores. Os autores do projeto, pretendem, assim, que a família e a criança encontrem novos equilíbrios para a sua vida quotidiana promovendo a qualidade de vida e o seu bem-estar.

 

Como explica Gisela Almeida, Co-Fundadora do Projecto Dignus Care, «facilitando o acesso a toda a informação relativa a doenças raras e/ou incuráveis, esta aplicação permite o registo diário de sinais vitais e sintomas da criança, dando suporte ao profissional de saúde para uma melhor gestão e acompanhamento contínuo de todo o processo. Desta forma, será possível, em certos casos, a diminuição do número de entradas na urgência, bem como do número de internamentos nas unidades de saúde, para além de criar um histórico integrado da informação da criança. Isto, em conjunto com a componente educacional, não só potenciará a diminuição do abandono escolar, como também promoverá o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança».

 

A plataforma Dignus Care permite uma monitorização contínua, e em tempo real, de sinais e sintomas, a gestão de toda a informação de saúde relativa ao doente, o esclarecimento de dúvidas acerca da doença, e o acompanhamento das crianças por parte dos educadores, promovendo sempre o bem-estar e a qualidade de vida fora do ambiente hospitalar. A isto, junta-se a facilidade no agendamento de consultas e da possibilidade de pedir cuidados no domicílio, reduzindo não só o número de internamentos, mas também reduzindo número de idas à urgência. Todos estes dados, devidamente processados utilizando mecanismos de análise de dados e inteligência artificial, tornarão possível não só gerar alertas como também apoiar os profissionais na decisão médica, por exemplo, prevendo cenários de doença ou efeitos secundários de determinada medicação.

 

Trata-se de uma solução que estará disponível através das versões Web e Mobile das suas aplicações cliente que comunicam com uma infraestrutura privada cloud-based responsável por armazenar, tratar e disponibilizar toda a informação inserida pelos diversos agentes. Estas aplicações cliente disponibilizarão diferentes funcionalidades consoante o utilizador final a que se destinam (Pacientes, Profissionais de Saúde, Educadores e Instituições de Saúde), tendo como principal responsabilidade o registo, quer de dados inseridos pelos utilizadores, quer de dados biométricos recolhidos a partir de dispositivos e aplicações de terceiros.

 

A plataforma Dignus Care foi um dos projetos contemplados com uma das Bolsas de Ignição do programa INOV C 2020 atribuídas em julho de 2018 a projetos de investigação científica com aplicabilidade comercial. Os projetos representam um investimento total de 150.000 mil euros, com um financiamento FEDER máximo de 8.500€ por cada bolsa.

 

Mais informações disponíveis em https://dignus.care

doc icon 06Dez_Dignus-Care-Plataforma-de-gestão-para-cuidados-paliativos-pediátricos.docx

Tags